Ser mãe já é uma tarefa em tanto. Imagina ser mãe solo? A preocupação alheia de como está cuidando dos filhos se torna ainda maior. O tipo de perguntas e comentários que recebem as fazem ter certa vergonha de sua posição atual, sendo que não era pra ser assim. Alguns comentários são até inocentes, porém ofensivos. Já outros são completamente desmoralizadores. E elas escutam essas pérolas de amigos dos pais, parentes, amigos íntimos, colegas e até mesmo de comunidades religiosas.
A questão é que todo mundo parece ter uma opinião muito forte sobre como uma mulher deve criar seus filhos, e isso não deveria ser assim. Cada um devia cuidar do seu, né? Bem, hoje trago aqui algumas frases que PRECISAMOS parar de falar a essas mulheres.
O que você nunca deve dizer a uma mãe solo
1. Você precisa sair mais, sabe? Conhecer pessoas novas e, quem sabe, arranjar um namorado!
Precisamos parar com essa cultura de achar que a mulher só ficará plenamente feliz e realizada com um homem ao seu lado. Acredite, muitas de nós preferem permanecer solteiras, ainda mais se tivermos um bebê em nosso colo que suga completamente nosso tempo. Estar sozinha e estar solteira são coisas diferentes. E mesmo que fossem iguais, mano, cuida da sua vida, né?
2. Você não escolheu seu marido de forma sábia.. aí deu no que deu, né..
Olha que engraçado isso: o moço decidiu se separar, tirar as próprias responsabilidades do colo, e a culpa continua sendo nossa. Afinal, não o escolhemos direito, né? Algumas observações: se não deu certo, ainda bem que houve a possibilidade de separação, certo? Existem casais que sobrevivem anos e mais anos juntos, e outros que simplesmente não dão certo.
Ninguém é obrigado a ficar com ninguém (principalmente se o relacionamento não vai bem). Essa ideia de que precisamos crescer, casar e constituir uma família feliz é coisa do passado! Ao invés disso, deveríamos cobrar das pessoas a felicidade plena acima de tudo. E isso não quer dizer “ditar a ela qual deve ser essa felicidade”, mas sim apoiá-la a tomar qualquer decisão que a faça feliz. São coisas diferentes, percebe?
3. Seus filhos são do mesmo pai?
Gente, eu sei. Eu juro que sei que essa pergunta pode ser feita com a mais inocente das intenções. Mas continua jogando aquele “shade” na mãe solo. Afinal, ter essa dúvida é partir de um pressuposto sinistro de que elas deveriam ser do mesmo pai, já que, atualmente, a mamãe tá na pista de novo. Quando for assim, deixe a conversa rolar, sabe? Deixe que as informações fluam naturalmente. Uma hora você vai acabar sabendo de tudo porque, se ela sentir segurança, vai te contar tudo.
E se isso não rolar, lembre-se: NÃO É DA SUA CONTA!
4. Você não sente falta de ter um homem em casa?
Amiga, pode ter certeza de que se o anterior não prestava, ela não sente não. É sempre importante prezar a paz e o bem-estar acima de tudo. E outra: não é porque não temos um homem em casa que não somos capazes de cuidar dela, de nós mesmas e de nossos filhos, né? Não existe absolutamente NADA que eles fazem que as mulheres também não façam.
5. Quando você pretende se casar de novo? As crianças precisam de um pai!
Não, não. Não precisam não. A gente escolhe casar de novo porque acredita ter encontrado a pessoa certa, sabe? Aquela a qual não conseguimos viver sem, e não porque estamos criando um filho sozinhas. Estar solteira, sendo mãe solo ou não, nunca deveria ser uma vergonha. Não tem dessa de “ficou pra tia” e o que mais for, sabe? Precisamos cuidar de nós mesmas, de nossa felicidade e de nossos filhos. Se encontrarmos alguém que consiga nos ajudar a fazer isso com muito amor e companheirismo, perfeito. Se não, ninguém vai se desesperar por isso.
No mais do mesmo…
Eu sei que reproduzir alguns machismos do dia a dia é comum de vez em quando, principalmente com uma mãe solo. Digo isso porque eu mesma já me peguei fazendo essas 5 perguntas várias vezes. Nesses casos, acho que o melhor que podemos fazer é evitar de fazer observações sobre a vida pessoal da pessoa, sabe? Se ela quiser compartilhar suas experiências e histórias com você, ela vai acabar te contando tudo. Se não, vida que segue. SUA VIDA que segue.
Imagem de capa: Acervo pessoal Jessica Sanguedo
Deixe um comentário