Bebê pode comer abacaxi?

Sim, bebê pode comer abacaxi. O abacaxi contém enzimas que podem tornar a digestão mais fácil, além de ser uma ótima fonte de vitamina C e fibras.

No entanto, ele também pode ser ácido, o que pode causar irritação no estômago do bebê se consumido em excesso ou se o bebê tiver sensibilidade ao ácido.

Como oferecer abacaxi para bebê de 6 meses

Você pode oferecer o abacaxi mais docinho e também quando estiver ácido. Depois de descascar o abacaxi, basta cortar em fatias finas (1/2 dedo de largura), retirando apenas a parte central que é mais dura. Você pode cortar ao longo do abacaxi ou cortar em meia rodela.

Bebê pode comer abacaxi - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Pode cortar também em formato de palitos finos: 1/2 dedo de largura, a partir do corte de meia rodela.

Bebê pode comer abacaxi - Como oferecer 2
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

O suco não é recomendado para menores de 1 ano por não oferecer benefícios nutricionais e por possuir alta concentração de açúcar, pois quase toda a fibra da fruta é perdida.

Se ofertar o abacaxi bem picado, pode causar muito gag (leia sobre gag aqui).

Amassar também não é uma opção para o abacaxi, pois muito suco da fruta se perde.

Por isso, sugerimos que você ofereça o miolo do abacaxi com um pouco da polpa em volta (como indicado na imagem).

Como a parte central é muito dura e um bebê de 6-8 meses não consegue quebrar (assim como um brinquedo ou mordedor), ele irá apenas chupar e consumir os nutrientes à volta do miolo.

Se possível, aos 7-8 meses ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer abacaxi - Como oferecer 3
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer abacaxi para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer abacaxi para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Você sabia?

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão e funciona como amaciante de carnes.

Tempere a carne com suco de abacaxi ou coloque um pedaço da fruta em cima da carne e deixe alguns minutos antes de cozinhar a carne.

Curiosidades sobre o abacaxi

  1. O abacaxi não é apenas uma fruta, mas também é um símbolo de hospitalidade. Em algumas culturas, os abacaxis são apresentados como um presente para os convidados como um sinal de boas-vindas.
  2. O abacaxi é uma fruta composta, o que significa que é feita de muitos frutinhos individuais que crescem juntos. Cada um desses frutinhos individuais é revestido por uma camada dura e espinhosa que é comestível, mas pode ser difícil de digerir.
  3. O abacaxi é uma ótima fonte de vitamina C, que é um antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra os danos dos radicais livres. Uma xícara de abacaxi fornece mais de 100% da quantidade diária recomendada de vitamina C.
  4. Embora o abacaxi seja cultivado em todo o mundo, ele é nativo do Brasil. Os índios brasileiros cultivavam abacaxis há séculos antes da chegada dos europeus.
  5. A bromelina presente no abacaxi também tem propriedades anti-inflamatórias. Isso significa que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo e aliviar a dor associada a condições como artrite.
  6. O abacaxi contém ácido cítrico, que é um limpador natural. Você pode usar a casca do abacaxi para limpar superfícies em sua casa, como a pia da cozinha e o banheiro.

Quer saber mais sobre o abacaxi na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer abacaxi, veja como oferecer o abacaxi a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo,  durabilidade e armazenamento, acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. MARIN, F. A. et al. Alergia látex-fruta. Revista de Nutrição, Campinas, v. 15, p. 95-103, jan./abr. 2002.

2. VIANA, E. S. et al. Caracterização físico-química de novos híbridos de abacaxi resistentes à fusariose. Ciência Rural, Santa Maria, v. 43, n. 7, p. 1155-1161, jul. 2013.

3. BORGES, P. R. S. et al. Estudo da estabilidade físico-química de suco de abacaxi ‘pérola’. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n. 4, p. 742-750, ago. 2011.

4. ROSA, N. C. et al. Elaboração de geleia de abacaxi com hortelã zero açúcar: processamento, parâmetros físico-químicos e análise sensorial. Revista Tecnológica, p. 83-89, 2012.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair