Sim, o bebê pode comer batata doce. Na verdade, a batata doce é um alimento muito nutritivo e pode ser uma ótima opção para introduzir na alimentação durante a abordagem BLW.
O bebê pode comer batata doce porque ela é rica em vitaminas A e C, além de conter ferro e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. Ela também é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia para o bebê.
Além disso, a batata doce tem uma textura suave e doce, o que a torna uma boa opção para bebês que estão começando a experimentar novos alimentos.
Com o tempo, o bebê poderá experimentar diferentes preparações de batata doce, como purê ou sopa, à medida que desenvolve suas habilidades de mastigação e digestão.
Como oferecer batata para bebê de 6 meses
Aqui nesse grupo estão os tubérculos com nome de batata:
- Batata doce
- Batata monalisa / inglesa
- Batata salsa / baroa / mandioquinha
- Batata asterix
Descasque a batata e corte o comprimento de um dedo indicador e a largura de um dedo e meio.
Cozinhe e ofereça a batata bem macia, a ponto de esmagar facilmente com a ponta dos dedos.
Se você não quer iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a batata cozida amassada.
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer batata para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer batata para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da batata
A batata doce é a mais nutritiva dentre as batatas, por isso bebê pode comer batata doce sim. É rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B e de fibras.
A batata inglesa é rica em fósforo, possui as mesmas vitaminas e minerais presentes na batata doce, só que em menores quantidades, e possui poucas fibras.
A batata salsa, também conhecida como mandioquinha ou batata baroa, é fonte de vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, além de apresentar cálcio, magnésio, fósforo e ferro.
Você sabia?
Embora a batata-doce e a batata monalisa tenham diferenças nutricionais, elas podem ser usadas em muitas das mesmas preparações e receitas.
Para evitar que a batata inglesa escureça (devido a uma reação em contato com o oxigênio), coloque em uma tigela com água logo após cortar. Depois, é só escorrer antes do cozimento escolhido.
Curiosidades sobre a batata
A batata é um alimento muito popular e consumido em todo o mundo. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre ela:
- A batata é originária da região dos Andes, na América do Sul, e foi cultivada pelos povos indígenas há mais de 7.000 anos.
- Existem mais de 4.000 variedades de batata em todo o mundo, com diferentes tamanhos, formas e cores.
- A batata é um alimento muito nutritivo, rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.
- A batata é um alimento versátil que pode ser preparado de várias maneiras, como assada, cozida, frita ou purê.
- A batata é um alimento muito utilizado na culinária em todo o mundo, sendo um dos principais ingredientes de pratos como batata frita, purê de batata e gnocchi.
- A batata é um dos alimentos mais importantes para a segurança alimentar global, sendo cultivada em mais de 125 países.
- A batata é um alimento muito resistente e pode ser armazenada por longos períodos de tempo, tornando-se um alimento importante em tempos de escassez.
- A batata é um alimento muito versátil e pode ser combinada com outros alimentos para criar pratos deliciosos e nutritivos.
Quer saber mais sobre a batata na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer batata doce, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. BELO, J.; MARQUES, J.; MARTINS, P.; PINTO, P. Alergia à batata: a propósito de um caso clínico. In: 33ª Reunião Anual SPAIC, Fátima, out. 201[ano de publicação do evento]. Disponível em: http://www.anuariohde.com/index.php/component/k2/item/15-alergia-a-batata-a-proposito-de-um-caso-clinico. Acesso em: [data de acesso].
2. NEPA – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4ª ed. rev. e ampl. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 161 p.
Deixe um comentário