Se você é mãe e está na fase de introdução alimentar, é provável que já tenha se perguntado quando e como ensinar o bebê a usar talheres. Essa é uma dúvida muito comum e nós estamos aqui para te ajudar!
A partir do momento em que o bebê começa a comer alimentos sólidos, é normal que ele coma com as mãos, já que é a forma mais fácil de levar o alimento à boca sem ajuda.
No entanto, à medida que ele for crescendo, vai começar a usar os talheres à medida que tiver interesse e oportunidade, o que pode acontecer entre os 9-10 meses de idade. Porém, alguns bebês só vão ter interesse por volta dos 12 meses, e isso também está tudo bem!
Antes de chegar a esse momento, você pode deixar o bebê brincar e ter contato com os talheres desde o início da introdução alimentar. Isso ajuda a acostumar o bebê com os utensílios e a criar intimidade com eles.
É importante ressaltar que isso não significa que ele vai usar os talheres imediatamente, mas que ele estará mais familiarizado com eles. Veja abaixo uma bebezinha de 10 meses conhecendo o garfo:
Como ensinar o bebê a usar talheres
1. Comece com a colher de treinamento
A colher de treinamento é excelente para dar autonomia desde o início da IA, para oferecer alimentos pastosos e ensinar o bebê a usar talheres. A colher é menor e tem um cabo mais curto, o que ajuda o bebê a segurar e levar à boca com mais facilidade.
2. Use um garfo de metal
Inicie com um garfo de metal com cantos arredondados, pois é mais fácil para espetar e segurar, além de diminuir o risco do alimento cair e frustrar o bebê. Você também pode optar por utensílios próprios para bebês, que têm um tamanho e formato adequados para as mãos pequenas.
3. Cuidado com as expectativas
Não demonstre desapontamento quando ele não quiser ou não conseguir usar os talheres. Nossa ansiedade e elevadas expectativas podem atrapalhar o aprendizado do bebê. Lembre-se de que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e aprendizado.
4. Paciência é a palavra-chave!
Vai rolar muita catapulta de comida, e o bebê pode comer mais devagar do que antes. Deixe-o tentar, brincar, errar, aprender e conquistar. Ofereça os talheres em momentos em que o bebê está mais calmo e disposto a experimentar algo novo.
5. Coma junto
Continue fazendo as refeições junto com o bebê sempre que puder. Mostre como se usa os talheres, coma junto com ele para que ele possa te imitar e entender o que e como fazer. Bebês aprendem por imitação, lembra? Além disso, esse é um momento importante de interação e conexão entre mãe e bebê.
Para resumir, anote essas dicas:
Entenda que essa fase de usar os talheres é um clássico “1 passo para trás, para dar 2 pra frente”. Afinal, o seu bebê já estava super acostumado a comer usando as mãos, e acrescentar um utensílio é mais um novo desafio para ele. Respire fundo e alinhe suas expectativas!
E mesmo depois de aprender a usar os talheres, ele ainda vai querer fazer um “mix” das habilidades: usar o talher para alguns alimentos e as mãos para outros, principalmente aqueles mais secos. Isso é normal! O importante é continuar incentivando o uso dos talheres e celebrando cada conquista do seu bebê.
Lembre-se de que você não está sozinha e que estamos aqui para te ajudar em todas as fases da introdução alimentar do seu bebê. Se quiser saber mais sobre a introdução alimentar pela abordagem BLW, baixe o aplicativo BLW Brasil aqui e teste gratuitamente por 14 dias.
E você, já começou a ensinar o bebê a usar talheres? Conta pra gente como está sendo essa experiência abaixo nos comentários!
Deixe um comentário