Bebê pode comer feijão preto?

Sim, o bebê pode comer feijão preto. O feijão preto é uma excelente fonte de proteína, ferro e fibras, e pode ser introduzido na alimentação do bebê a partir dos 6 meses.

Alguns bebês podem apresentar intolerância ao feijão, o que pode causar desconforto abdominal, diarreia e flatulência. O bebê pode comer feijão preto, mas é recomendado introduzir o alimento em pequenas quantidades e observar a reação do bebê.

Em resumo, o feijão preto pode ser incluído na alimentação do bebê a partir dos 6 meses, desde que seja bem cozido e oferecido em pequenas quantidades. Veja abaixo como oferecer.

E se quiser saber como oferecer feijão e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer feijão para bebê de 6 meses

Como o seu bebê não conseguirá pegar o feijão (e nem lidar com ele inteiro na boca), nessa fase você deverá oferecer em forma de bolinho, para facilitar a pega pelo bebê. 

O bolinho pode ser feito somente de feijão cozido com temperos naturais. Para dar liga, use farinha de aveia ou mandioca (farinha natural e pura, nada de farinha temperada, ok?). 

Depois de modelado, asse para firmar. Veja aqui em baixo como preparar. 

Bebê pode comer feijão preto - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o feijão amassado.

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer feijão preto - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer feijão para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer feijão para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais do feijão

O bebê pode comer feijão preto por ser uma fonte de proteínas, fibras, ferro e de outros minerais como potássio, fósforo, cálcio, zinco e magnésio.

No entanto, o feijão pode ser laxativo pelo teor de fibras, lembrando que cada bebê pode ter diferentes reações no organismo.

Dica: quando preparar o bolinho de feijão, use a farinha de aveia para efeito laxativo ou farinha de mandioca para efeito constipante.

Você sabia?

Os feijões possuem compostos vegetais chamados fitatos e compostos fenólicos. Eles atrapalham a absorção dos nutrientes presentes no próprio feijão. 

Para reduzir esse efeito, deixe os feijões de molho em água por 12 horas antes de cozinhar, trocando pelo menos 1 vez essa água. Escorra a água e cozinhe em outra água limpa.

Dica para melhorar a absorção do ferro do feijão: Sirva um alimento fonte de vitamina C para acompanhar. Você pode colocar gotas de limão por cima do feijão, ou oferecer pedaços de laranja para serem consumidos durante ou após a refeição.

ATENÇÃO: Não se deve cozinhar a beterraba com feijão. A beterraba possui oxalato, um fator antinutricional que reduz a biodisponibilidade de nutrientes como o cálcio e o ferro.

A forma de minimizar esse antinutriente é cozinhar até fervura e descartar da água. Então, se você gosta de comer feijão e beterraba, cozinhe antes e adicione depois.

Quer saber mais sobre o feijão na introdução alimentar?    

Agora que você sabe que bebê pode comer feijão preto, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. ARAÚJO, R. S. Cultura do feijoeiro comum no Brasil. Piracicaba: Potafos, 1996. 786 p.

2. COOK, J. D.; REDDY, M. B. Effect of ascorbic acid intake on nonheme-iron absorption from a complete diet. American Journal of Clinical Nutrition, 2001; 73(1): 93-98.

3. CURY, K. S. Síndrome de alergia oral desencadeada por feijão – relato de caso. Revista de Pediatria SOPERJ, v. 16, n. 3, p. 38, out. 2016.

4. FANTINI, A. P.; CANNIATTI-BRAZACA, S. G.; SOUZA, M. C.; MANSI, D. N. Disponibilidade de ferro em misturas de alimentos com adição de alimentos com alto teor de vitamina C e de cisteína. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, 28(2): 435-439, abr.-jun. 2008.

5. GRANTHAM, M. S.; ANI, C. A review of studies on the effect of iron deficiency on cognitive development in children. Journal of Nutrition, 2001; 131: S649-S668.

6. GUSTAFSSON, E. L.; SANDBERG, A. S. Phytate reduction in brown beans (Phaseolus vulgaris L.). Journal of Food Science, v. 60, p. 149-152, 1995.

7. HIGASHIJIMA, N. S. et al. Fatores antinutricionais na alimentação humana. Revista Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 27, p. 1-16, 2020.

8. MECHI, R. et al. Avaliação química, nutricional e fatores antinutricionais do feijão preto (Phaseolus vulgaris L.) irradiado. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 25 (1), p. 109-114, Campinas, jan./mar. 2005.

9. UMMADI, P. et al. The influence of extrusion processing on iron dialyzability, phytates, and tannins in legumes. Journal of Food Process Research, v. 19, p. 119-131, 1995.

10. WALTER, T. et al. Iron deficiency anemia: adverse effects on infant psychomotor development. Pediatrics, 1989; 84(1): 7-17.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Comentários (2)

    • Gabriela Guedessays:

      29 agosto 2023 em 2:16 am

      Olá Suzeth, imagino a sua preocupação, realmente a introdução alimentar é um momento novo e de muitas descobertas para sua bebê e também para você.

      Para começar do início, recomendo que você leia um pouco sobre o assunto, principalmente sobre os sinais de prontidão do bebê para iniciar a introdução alimentar. Você sabia que podemos oferecer alimento em pedaços, desde que na textura e corte corretos desde os 6 meses? Temos dentro do aplicativo BLW Brasil todo esse guia e orientação para te ajudar nesse momento, você pode baixar aqui para Android ou IOS.

      E se ainda tiver mais dúvidas, temos um atendimento especial que você pode tirar as suas dúvidas comigo e com outras nutris do aplicativo através do Chat-nutri 🙂
      Espero ter te ajudado um pouquinho nesse início. :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair