Se você é mãe ou pai, sabe que escolher alimentos industrializados saudáveis para crianças pode ser um verdadeiro desafio. Diante de tantas opções nas prateleiras dos supermercados, como saber o que é realmente saudável para o seu filho ou filha?
A resposta está nos rótulos! A leitura cuidadosa dos ingredientes e das informações nutricionais é a chave para escolher industrializados saudáveis. Aqui estão três passos essenciais para ajudá-lo(a) a encontrar os melhores produtos para a sua família.
Como escolher industrializados saudáveis para crianças
1. Leia a lista de ingredientes
Ao escolher um produto industrializado, o primeiro passo é ler a lista de ingredientes. Dois pontos são importantes nesta etapa:
- Ordem que aparece: os ingredientes são listados em ordem de maior concentração para a menor. Isso significa que o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade e o último, em menor quantidade. Portanto, se açúcar, sal ou gordura estiverem no topo da lista, é um sinal de alerta.
- Quantidade de ingredientes: quanto menos ingredientes na lista, melhor. Se o produto tiver cinco ou mais ingredientes – ainda mais aqueles com nomes estranhos ou pouco conhecidos – é muito provável que seja um ultraprocessado.
Ao escolher alimentos industrializados, é importante prestar atenção em todos os ingredientes presentes na lista, incluindo aditivos e conservantes. Muitas vezes, essas substâncias não são facilmente reconhecíveis pelo consumidor e podem ser prejudiciais à saúde. Alguns exemplos de aditivos que devem ser evitados são o glutamato monossódico (MSG) e o ácido fosfórico.
Outro ponto importante é considerar a origem dos ingredientes. Opte por produtos que contenham ingredientes naturais e orgânicos, sempre que possível.
2. Verifique as informações nutricionais
A tabela de valor nutricional é outra fonte importante de informações sobre o produto. A informação nutricional (aquela tabelinha com calorias, carboidratos, gorduras…) diz respeito à composição do alimento.
É importante lembrar que a quantidade de cada nutriente nessa tabela é relativa a uma porção estabelecida – e não sobre o pacote/alimento inteiro. Na tabela de valor nutricional, devemos nos atentar, por exemplo, ao tipo de gordura presente no alimento (quantidade de gordura saturada e trans) e à quantidade de sódio.
Ao analisar as informações nutricionais, é importante considerar a idade da criança e suas necessidades nutricionais específicas. Por exemplo, se a criança tem intolerância à lactose, é importante verificar se o produto contém lactose ou se há alternativas sem lactose disponíveis.
3. Veja as instruções de Validade e Armazenamento
Para oferecer alimentos industrializados saudáveis com segurança, precisamos observar as instruções de validade e armazenamento. É importante verificar se a data de validade impressa diz respeito ao produto fechado, se a validade muda após o produto ser aberto e qual é a temperatura de armazenamento recomendada.
Lembre-se: uma geladeira muito cheia ou um congelador com uma camada de gelo perdem sua eficiência e você terá que reajustar a temperatura.
Além disso, é importante verificar se as embalagens estão intactas e se o produto não apresenta sinais de deterioração, como cheiro ou aparência estranha.
Por que evitar os ultraprocessados?
Os ultraprocessados são produtos que, em geral, contêm muitas calorias, sal, vários tipos de açúcar, gorduras, corantes e aditivos. Por essa razão, esses produtos favorecem o ganho de peso excessivo e o desenvolvimento de alergias, diabetes, cáries, colesterol, pressão alta e até mesmo alguns tipos de câncer.
Além disso, o consumo frequente pode “viciar” o paladar e fazer com que a criança recuse alimentos de sabores mais suaves, como os vegetais. Se o seu filho tem selecionado muito os alimentos, confira nosso artigo sobre seletividade alimentar.
Dicas adicionais para escolher alimentos saudáveis para crianças
- Opte por alimentos frescos e naturais sempre que possível. Escolha frutas, verduras, legumes e grãos integrais para compor a dieta da criança.
- Evite alimentos processados e industrializados com excesso de açúcar, sal e gordura.
- Incentive a criança a participar do processo de escolha e preparo dos alimentos. Isso pode ajudar a criar uma relação mais saudável e consciente com a comida.
- Varie o cardápio e experimente novas receitas. Isso pode ajudar a tornar as refeições mais atrativas e saborosas para a criança.
Ao seguir esses passos e dicas, você estará fazendo escolhas mais saudáveis para a sua família e contribuindo para uma alimentação mais equilibrada e nutricionalmente adequada. Lembre-se sempre de prestar atenção aos rótulos e informações nutricionais dos alimentos e de buscar opções mais naturais e orgânicas.
Quer saber mais sobre esses ingredientes nocivos e como a indústria os mascara com nomes diferentes? Baixe aqui o nosso aplicativo Garfinho e leia o guia “Como escolher um bom industrializado” e aprenda a fazer escolhas mais saudáveis para a sua família!
Deixe um comentário