Se você tem um filho que se recusa a comer verduras, saiba que isso é muito comum. A textura fibrosa e o sabor amargo podem ser desagradáveis para as crianças, o que torna a tarefa de fazê-las comer esses alimentos ainda mais desafiadora.
Mas não desista! Existem algumas dicas simples que podem ajudar a estimular o interesse do seu filho em experimentar e comer verduras.
Antes de começar, tem algo importante que você deve ter em mente…
A primeira coisa que você deve lembrar é que a culpa não é sua. A recusa de verduras é algo que faz parte do desenvolvimento infantil. No entanto, isso não significa que você deva parar de oferecer esses alimentos.
É importante estimular a alimentação saudável desde cedo, para que as crianças cresçam com hábitos alimentares adequados e saudáveis.
Leia nosso artigo: 5 dicas para seu filho comer frutas e legumes
Como incentivar a criança a comer verduras
1. Ofereça a verdura de forma lúdica
Uma boa dica é oferecer as verduras de formas lúdicas. Você pode criar formatos de bichinhos, fazer carinhas ou até mesmo fingir que vocês são animaizinhos que vão comer as folhas.
Um teatrinho com um bicho de pelúcia pode ser uma excelente forma de envolver a criança. Você pode fazer com que o ursinho coma a “graminha” e falar: “Nossa, estou com tanta fome, ouvi dizer que temos minha comida favorita para o jantar… grama! Eu AMO grama!”.
Depois, coloque as folhas de alface num pratinho para que o ursinho “coma” a alface e diga, olhando para a criança: “Esta é a melhor grama que eu já comi! Você quer experimentar um pouco?”. Quando a criança experimentar, você pode elogiar e dizer o quanto a verdura é saborosa.
2. Faça a criança participar da alimentação
Outra dica é pedir para que a criança polvilhe alface picada na comida. Isso pode fazer com que ela sinta que está participando do preparo da refeição e se sinta mais disposta a experimentar a verdura. Além disso, é uma forma de adicionar verduras à comida sem que a criança perceba muito.
3. Deixe que ela explore o alimento
Oferecer uma folha de alface inteira e deixá-la explorar na pia, numa tigela grande ou na banheira pode ser uma forma de divertir a criança enquanto ela se acostuma com a textura da verdura. Deixe-a “flutuar” a alface na água como se fosse um barco e observe como a curiosidade dela pode fazer com que ela se sinta mais confortável em experimentar a verdura.
Não desanime se a criança não comer verduras de primeira.
É importante oferecer esses alimentos várias vezes, em diferentes preparações e formas, até que ela se sinta confortável em experimentá-los. Além disso, envolver a criança no preparo da comida pode ser uma ótima forma de estimular o interesse dela em comer verduras.
E caso a criança esteja recusando muitos alimentos de uma forma geral, não deixe de ler nosso artigo sobre recusa alimentar infantil.
O Garfinho, nosso aplicativo de receitas para crianças, pode ser uma excelente fonte de ideias criativas para preparar pratos que incentivem o consumo de verduras.
No app tem mais de 600 receitas saudáveis e saborosas que podem ser preparadas com a ajuda das crianças, tornando a alimentação uma atividade divertida para toda a família.
Além disso, temos uma série de atividades com diversos alimentos que com certeza vão incentivar as crianças a comer verduras, frutas e legumes. Baixe agora nosso app Garfinho, disponível em Android e IOS e confira todas as nossas atividades.
Deixe um comentário