Um mês passa voando, não é mesmo? Você começou a introdução alimentar do bebê pela abordagem BLW e agora que ele vai completar 7 meses e mais dúvidas começam a surgir: muda muita coisa? Devo oferecer mais refeições? Devo oferecer outros alimentos?
Cada mês é uma nova descoberta e é natural que surjam muitas dúvidas, principalmente em relação a quantidade de refeições que o bebê deve fazer e como montar um cardápio para bebês de 7 meses.
Pensando nisso, pegamos as principais informações do nosso app BLW Brasil e incluímos nesse artigo para que você tire todas as suas dúvidas!
Caso você não tenha optado pelo BLW, esse guia serve para você também. Acesse o nosso aplicativo BLW Brasil e leia o Guia da Introdução Alimentar, lá explicamos como começar e todos os cortes corretos e seguros dos alimentos.
Qual o número de refeições ideal aos 7 meses?
Depois que você criou uma rotina alimentar pro bebê, oferecendo os alimentos em horários semelhantes (mas que não precisam ser fixos), de forma lenta e gradual, adicione as refeições à medida que o bebê demonstra mais interesse. Dito isso, os bebês de 7 meses aceitam 1-2 refeições por dia.
As únicas coisas em comum em todos os bebês é que o leite (materno ou fórmula) segue sendo o principal alimento até um ano e que bebês com fome e/ou sono não terão interesse em explorar os alimentos e comer, ou seja, atenda primeiro às necessidades dele.
Lembre-se que este é apenas um guia. Se o bebê estiver interessado, você pode oferecer mais! Mas se o seu bebê ainda não está muito interessado em comer, não há necessidade de apressá-lo.
Como usar o cardápio para bebês de 7 meses
No app BLW Brasil temos cardápios para todos os meses do bebê, todos elaborados por nossas nutricionistas. O cardápio para bebês de 7 meses começa com 1-2 refeições por dia, dependendo da sua rotina e da prontidão do seu bebê.
Lembre que esse cardápio é apenas um guia para servir de inspiração de quais alimentos oferecer. Se você não tiver acesso a alguns desses alimentos, se sua família não tem o hábito de consumi-los ou se o seu bebê tiver alguma alergia, pode substituí-los por outros alimentos similares.
Assim que os principais alergênicos tenham sido introduzidos (sem sinal de reação), você pode começar a oferecer receitas com uma combinação de alergênicos. Após cada introdução, você pode marcar com um check e fazer anotações no diário, dentro do app!
Você também pode organizar sua rotina com a Lista de Compras!
Ao selecionar o cardápio da semana, clique em botão lista de compras ao final para saber o que falta comprar para deixar tudo pronto para a semana, confira abaixo:
Você também pode clicar nos alimentos para mais informações de como oferecer (cortar e cozinhar) de forma segura ou para ver sugestões de receitas. Temos mais de 600 receitas disponíveis!
Até 1 ano, a principal fonte de nutrição do bebê é o leite materno ou fórmula. É comum o bebê comer muito pouco nas primeiras semanas de introdução alimentar. Se você tiver dúvidas sobre isso veja o nosso guia do aplicativo como fazer a introdução alimentar.
É importante reforçar a importância de sempre seguir os sinais de fome e saciedade do seu bebê (empurrar/fazer para-brisa com a comida, dispersar, jogar a comida, pedir pra sair da mesa, etc). Comece com porções pequenas e ofereça mais se o bebê parecer estar interessado ou ainda com fome. Se parecer saciado, não tente fazê-los comer mais.
Como disse antes, não é necessário começar com 3 refeições por dia. Porém, se você estiver comendo e o bebê demonstrar interesse pela sua comida, pode oferecer para ele provar (desde que seja adequada em tempero e preparo).
Lembre-se de comer junto com o seu bebê sempre que puder, seu exemplo é a melhor forma dele ensiná-lo a comer.
Quer ter acesso a mais cardápios, receitas e como oferecer os alimentos de forma segura? Baixe nosso app BLW Brasil, disponível gratuitamente em Android e IOS.
Deixe um comentário