Sim, bebê pode comer azeitona, mas somente a partir dos 12 meses. A azeitona é um fruto que não pode ser consumido imediatamente após a colheita, pois contém uma substância chamada oleuropeína, que deixa um sabor bem amargo.
No entanto, essa substância é retirada do fruto por meio do processo de preparo e salmoura, tornando-a própria para consumo2. Abaixo você pode ver como oferecer azeitona para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer azeitona para o bebê?
O bebê pode comer azeitona desde que ela seja oferecida somente após o primeiro ano por causa da alta quantidade de sal utilizada na salmoura.
Como possui um alto risco de engasgo, ofereça a azeitona sempre sem caroço, mesmo após 12 meses de idade.
Enxágue a azeitona em água corrente antes de cortar e oferecer ao bebê.
Se a azeitona tiver caroço, retire com uma faca e sirva os pedaços pequenos puros ou em uma receita – como em muffins salgados ou no macarrão, por exemplo.
Como oferecer azeitona para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer azeitona para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da azeitona
As azeitonas em conserva têm muitos benefícios nutricionais e apresentam um bom equilíbrio de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem para a saúde, além de serem fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais, por isso o bebê pode comer azeitona. A azeitona também é um alimento com atividade antioxidante2.
Você sabia?
Existem cerca de 50 variedades diferentes de azeitonas pelo mundo e o Brasil está iniciando algumas pequenas produções2.
E você também sabia que as azeitonas verdes e a pretas podem ser da mesma variedade? Olhe as diferenças1:
- Verde: Colhida durante o período de amadurecimento (no início do Outono) e que tenha atingido o tamanho normal. A cor do fruto pode variar de verde a amarelo-palha.
- Mista: Obtida a partir de frutos colhidos antes de atingirem a completa maturação, com uma cor variável entre tons rosados e acastanhados.
- Preta: Colhida completamente madura ou ligeiramente antes. A cor do fruto pode variar de avermelhado-escuro a castanho – escuro, passando por tons violáceos.
Curiosidades sobre a azeitona
- Origem milenar: A azeitona é cultivada há mais de 6.000 anos e tem suas origens na região mediterrânea, onde ainda é muito consumida até os dias de hoje.
- Classificação como fruta: Apesar de ser geralmente considerada como um vegetal, a azeitona é, na verdade, uma fruta, uma vez que possui uma semente e desenvolve-se a partir da flor da oliveira.
- Variedades diversas: Existem centenas de variedades de azeitonas cultivadas em todo o mundo, cada uma com características de sabor, textura e tamanho únicos.
- Cor das azeitonas: A cor das azeitonas varia de acordo com o seu estágio de maturação. As azeitonas verdes são colhidas antes de amadurecerem, enquanto as pretas são colhidas quando estão totalmente maduras. Além disso, existem azeitonas de cores intermediárias, como roxas e amarelas.
- Benefícios para a saúde: As azeitonas são uma excelente fonte de gorduras saudáveis, como o ácido oleico, além de serem ricas em antioxidantes e vitamina E, o que contribui para uma série de benefícios para a saúde cardiovascular.
- Azeitonas de mesa vs. azeite de oliva: As azeitonas de mesa são cultivadas especificamente para consumo direto, enquanto as azeitonas destinadas à produção de azeite de oliva são colhidas quando estão mais maduras.
- Azeitonas sem caroço: As azeitonas com caroço são as mais comuns, mas existem variedades que foram desenvolvidas para serem consumidas sem a presença do caroço. Essas azeitonas recheadas são populares em aperitivos e receitas.
Quer saber mais sobre a azeitona na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer azeitona, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. COI – Conselho Oleícola Internacional. Trade Standard Applying to Table Olives. COI/OT/NC nº 1. Dezembro de 2004. Disponível em: https://www.internationaloliveoil.org/.
2. GONÇALVES, E. et al. Elaboração de azeitonas de mesa de qualidade. EMBRAPA, 2012. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br.
Deixe um comentário