Sim, bebê pode comer banana da terra. A banana-da-terra é uma variedade de banana que, quando madura, tem uma consistência mais firme e um sabor mais amiláceo do que as bananas comuns, ou seja, um sabor mais terroso.
Ela é uma excelente fonte de nutrientes, como potássio, vitaminas C e B6, e fibras. Abaixo você pode ver como oferecer banana da terra para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer banana da terra para o bebê de 6 meses?
A banana da terra tem uma textura bem firme e diferente da banana comum. É maior, mais grossa e alongada – fácil de ser reconhecida. Aprenda a diferenciar os tipos de banana:
Dica: ofereça a banana cortada ao meio e em tiras, cozida ou grelhada ao bebê.
Se ficar muito mole, pode oferecer com a ajuda de uma colher, e deixe que o bebê se aproxime para abocanhar.
O bebê pode comer banana da terra em receitas, como um purê ou bolinho com banana da terra.
Você pode também cozinhar a banana inteira, com a casca e após, descascar até a metade.
Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode oferecer a banana cozida e amassada.
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer banana da terra para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer banana da terra para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da banana da terra
Bebê pode comer banana da terra por ser uma fonte de carboidrato, fibras, vitaminas B6, vitamina C e de mineral potássio.
A banana da terra tem características nutricionais muito semelhantes aos outros tipos.1,2,3
Pode ocorrer risco de alergia, ela está relacionada a casos em pessoas com alergia a látex e pólen.4
Você sabia?
A banana da terra é muito versátil pois não tem um sabor tão adocicado quanto às demais variedades. Combina bem com pratos salgados como pirão, moqueca, purê, nhoque e muitos outros.
Curiosidades sobre a banana da terra
- Origem: A banana-da-terra é originária do sudeste asiático, mas atualmente é cultivada em várias regiões tropicais do mundo.
- Tamanho e forma: As bananas-da-terra são geralmente maiores e mais robustas do que as bananas comuns. Elas podem medir até 30 centímetros de comprimento e têm uma forma angulosa e retangular.
- Variedade verde: Quando ainda estão verdes e não maduras, a banana-da-terra é utilizada em pratos salgados, sendo uma importante fonte de carboidratos em diversas culinárias, principalmente na América Latina e África.
- Amadurecimento: Diferentemente das bananas comuns, as bananas-da-terra demoram mais tempo para amadurecer. Podem levar até duas semanas para ficarem completamente maduras.
- Textura: A banana-da-terra é mais firme e menos doce do que as bananas comuns quando está madura, apresentando uma textura mais semelhante à da batata-doce.
- Versatilidade: Devido à sua textura firme e amido, a banana-da-terra é usada em diversas preparações culinárias, desde frituras e cozidos até purês e chips.
- Rica em nutrientes: A banana-da-terra é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como potássio, vitaminas C e B6, além de conter fibras dietéticas.
- Benefícios para a saúde: Devido ao seu teor de potássio, a banana-da-terra pode ajudar a regular a pressão arterial e o ritmo cardíaco, além de auxiliar no funcionamento muscular adequado.
Quer saber mais sobre a banana da terra na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer banana da terra, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4ª ed. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 161p.
2. USDA. Plantains, yellow, raw. Disponível em: https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/169130/nutrients. Acesso em: [data de acesso].
3. PEREIRA, G. P. Compostos bioativos e atividade antioxidante em bananas (Musa sp.). Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Junior”. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição – Araraquara, 2012.
4. MACHADO, M. Alergia ao látex e à banana em crianças com mielomeningocele na cidade do Rio de Janeiro. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.50 no.1 São Paulo, 2004.
5. CASSETARI, V. M. G.; MACHADO, N. C.; LOURENÇÃO, P. L. T. A.; CARVALHO, M. A.; ORTOLAN, E. V. P. Combinations of laxatives and green banana biomass on the treatment of functional constipation in children and adolescents: a randomized study. J Pediatr (Rio J). 2019: 27-33.
Deixe um comentário