Sim, bebê pode comer laranja. A laranja é uma excelente fonte de vitamina C e outros nutrientes essenciais. Abaixo você pode ver como oferecer laranja para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer laranja para o bebê de 6 meses?
Sempre retire as sementes. Uma boa dica, é colocar o gomo ou fatia contra a luz para verificar se não tem mais sementes.
Nas primeiras semanas, basta descascar a laranja e cortar em 2 ou em 4 (oferecer sem a membrana branca).
O bebê vai basicamente chupar a laranja e deixar todo o bagaço.
Outra opção é cortar em rodelas, como a tampinha. Depois que o bebê chupa a laranja, ele tende a soltar o bagaço.
Você pode cortar também em supreme:
- Corte a parte superior e inferior da laranja.
- Remova toda a casca externa e a membrana branca aderida à casca.
- Corte os gomos, entre as membranas.
- Remova cada fatia, separando as membranas.
Uma outra opção é cortar em 8 mantendo a casca. Assim, o bebê vai chupar a laranja segurando a casca com facilidade e ainda pode usar ela como mordedor.
No entanto, a casca pode causar irritação na pele sensível de alguns bebês. Se for o seu caso, escolha outro corte.
O suco não é recomendado para menores de 1 ano por não oferecer benefícios nutricionais e por possuir alta concentração de açúcar.
Uma laranja bem picada ou amassada, perderá muito suco da fruta, ficará pobre em fibras e ainda dará muito trabalho.
Por isso, sugerimos que você ofereça uma fatia maior da laranja: cortada em 2 ou em 4 partes. Retire as sementes e ofereça para o bebê chupar.
Como oferecer laranja para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer laranja para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da laranja
Bebê pode comer laranja por ser uma fonte de vitamina C, vitaminas B, fibras e betacarotenos.
Você sabia?
A laranja possui vitamina C, que ajuda a absorver o ferro dos alimentos, principalmente o presente nos vegetais e leguminosas.
Existem vários tipos de laranja no Brasil e todas, sem exceção, são indicadas para oferecer desde os 6 meses do bebê.
- Laranja Bahia: não tem sementes, é doce e suculenta.
- Laranja Lima: menos ácida, tem sabor suave e doce
- Laranja Pêra: tem sabor levemente doce e, normalmente, é bem suculenta.
Curiosidades sobre a laranja
- Variedades Globais: Existem mais de 600 variedades de laranjas cultivadas em todo o mundo, cada uma com sabores e características únicas.
- Versatilidade Culinária: Além de consumida fresca, a laranja é utilizada em uma variedade de pratos, desde saladas até sobremesas, e também na produção de sucos, molhos e conservas.
- Fibra Dietética: A laranja é uma boa fonte de fibra dietética, que é benéfica para a saúde digestiva, ajudando na regularidade intestinal.
- Baixo Índice Glicêmico: Apesar de seu sabor doce, as laranjas têm um baixo índice glicêmico, o que significa que elas não causam um aumento repentino nos níveis de açúcar no sangue.
- Benefícios Antioxidantes: Além da vitamina C, as laranjas contêm antioxidantes como flavonoides, que ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo.
- Hidratação Natural: Com alto teor de água, as laranjas são ótimas para manter o corpo hidratado, especialmente durante os dias quentes.
- Colaboração com a Digestão: A laranja contém enzimas que ajudam na digestão, favorecendo a quebra dos alimentos e absorção de nutrientes.
- Armazenamento Inteligente: Uma curiosidade prática é que as laranjas mantêm sua qualidade por mais tempo quando armazenadas à temperatura ambiente, mas podem durar ainda mais se guardadas na geladeira.
Quer saber mais sobre a laranja na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer laranja, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Deixe um comentário