Maternidade: 10 coisas que aprendemos com ela

Se você é mãe, sabe que o dia a dia após a gravidez e o parto muda completamente. Quem nunca se desesperou e se perguntou onde está todo o glamour da maternidade? Há situações muito singulares no universo materno, mas outras acontecem com praticamente toda mãe. Pensando nisso, fiz uma lista para vocês! Divirtam-se e fiquem calmas, aí estão as 10 coisas que aprendemos com a maternidade:

Coisas que aprendemos com a maternidade

giphy

1. Que o tempo é ouro

Você descobre que o tempo tem seu valor. Principalmente quando seus filhos tirarem uma soneca ou estiverem extremamente entretidos com um desenho ou brincadeira. Como o tempo nunca mais será o mesmo, você vai acabar sendo mais produtiva em menos tempo.

Os banhos de 30 minutos provavelmente serão encurtados para 5 ou 10 minutos, a caminhada matinal será no horário da soneca do bebê… você descobrirá que consegue fazer – e bem – muita coisa em pouco tempo.

2. Conselhos e pitacos serão rotina

“Ah, mas como esse bebê está desagasalhado! Vai gripar, hein?”. Essa é uma das frases que mais se ouve, vai por mim. Sempre vai ter alguém pra colocar algum defeito na maneira que você escolheu criar o seu filho. Claro que nem todo mundo faz isso para irritar, muitos querem só ajudar.

Vai ser sobre o jeito que você faz a introdução alimentar, carrega, a sua escolha sobre a chupeta, sling (se você não sabe, é aquele pano em que colocamos o recém nascido, bem juntinho ao nosso corpo), escola, estilo de vida… mas tenha a segurança para saber que cada um escolhe o que é melhor para o filho e filtre os melhores conselhos.

3. Não adianta tentar controlar tudo

Cada criança tem seu tempo e sua personalidade, desde bebê. Cobranças sobre o porquê da criança ainda não falar, andar, se limpar sozinha, nascer dente, comer frutinha e outras mais, sempre vão acontecer. Respeite o tempo de cada filho, nenhuma criança vem com um manual de instruções.

4. Se um lugar não é bom para o seu filho, não será bom pra você

Em algum momento você vai perceber que a presença do seu filho é tão importante que vai priorizá-la e colocá-la acima de outros compromissos. E se um lugar não se encaixa nessa dinâmica materna, você provavelmente trocará um ambiente com mais pessoas por um sofá, pijama e desenhos infantis – e com um sorrisão estampado no rosto.

5. O mundo não gira em torno de você

O nosso umbigo encolhe e começamos a ter uma perspectiva de vida mais ampla, exercitando a paciência e praticando a doação. De repente, o que era você, você, você, vai se tornar “mas e o bebê?”. E assim será até os dias em que seus filhos se tornarem independentes.

6. Dizer “não”

O “não” será uma constante na vida de qualquer mãe. Educar é preciso, mesmo doendo negar algumas coisas. Mas, acredite, você fará um favor para os seus filhos ensinando-os a lidar com a frustração.

giphy

7. Ser multitarefas

Você vai aprender a ser mãe, amante, profissional, dona de casa, cozinheira, enfermeira, babá, faxineira e tudo mais que vem no pacote. E vai fazer tudo isso muito bem, porque a vai descobrir forças onde nem sabia que existia.

8. Se sentir frustrada é normal

Além de ser normal, passa. Além do turbilhão de hormônios e de mudanças na vida. É normal se cobrar, se sentir mal e se perguntar o porquê de várias coisas. Mas, acredite: vai passar. E a felicidade toma conta de toda mãe em algum momento. Se esse momento demorar demais, o ideal é procurar uma ajuda psicológica para entender esse momento da vida e da maternidade.

9. Você vai fazer coisas que achou que jamais faria

Acabamos adquirindo novos conceitos, porque a prática costuma ser mais intensa do que o planejamento. Então, se você acha que nunca vai dar papinha industrializada, que seu filho nunca vai assistir certos programas e em certos horários, ou que vai tomar banhos demorados, vá com calma. As coisas podem ser bem diferentes na hora do aperto e você vai rir desse tipo de situação!

10. Não há manual para criar um filho

Como já citei no item 2, toda mãe procura uma receita sobre como ser a melhor e tenta criar os filhos da maneira mais adequada. Mas o que a gente descobre é que ao longo do tempo aprendemos mais com os filhos do que com os livros, revistas, tutoriais e conselhos que recebemos por aí. Não existe receita para criar filhos, o que vale é colocar seus valores e sentimentos na vida da sua criança!

Imagem de capa: Canva

O que acha que podemos acrescentar nessa lista de maternidade? Deixe nos comentários!

Juliana Umbelino

Sou mãe, escritora, gestora de mídias sociais e empreendedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair