O início da introdução alimentar pode ser um momento de muita ansiedade e incertezas para as famílias, mas esse artigo aqui vai te ajudar a tomar algumas decisões.
O primeiro passo para iniciar a introdução alimentar é entender os horários ativos do seu bebê: sabe aquele horário do dia que ele está bem acordado, espertinho e brincando? Esse é o melhor horário para iniciar a introdução alimentar! Não existe regra e nem receita de bolo: tem bebê que vai ficar mais ativo por volta das 9h30 outros somente na parte da tarde, por isso respeite esses horários.
A gente precisa de um bebê acordado e espertinho para o início da introdução alimentar, assim ele poderá explorar o alimento de maneira mais livre. Um bebê com sono não terá a mesma interação. E agora podemos decidir a primeira refeição do bebê.
Para decidir, precisamos levar em consideração o horário que você observou:
- Se for um horário pela manhã, inicie pelo lanche da manhã
- Se for um horário próximo ao almoço, inicie pelo almoço
- Se for um horário a tarde, inicie pelo lanche da tarde
Certo, já sabemos o horário mais ativo e a refeição que vamos começar, agora só falta escolher o alimento!
Com quais alimentos iniciar a introdução alimentar?
Sabemos que a alimentação do bebê deve ser composta de alimentos saudáveis, por isso, normalmente escolhemos uma fruta ou um legume – eles são macios e fáceis de preparar, atente-se sempre ao corte e textura para evitar engasgos (vale dar uma olhada no nosso aplicativo BLW Brasil e conhecer os diversos cortes!), e devem ser escolhidos de acordo com as preferências familiares, mas tenha em mente que o bebê deve explorar e conhecer o máximo de sabores e texturas durante a introdução alimentar!
Leia nosso artigo: Os primeiros alimentos do bebê na introdução alimentar
Ainda assim, ficou na dúvida sobre qual alimento oferecer? No nosso aplicativo BLW Brasil temos várias dicas com opções para iniciar a introdução alimentar, faça o download gratuito aqui.
Lembrando que essa é a primeira refeição do bebê por isso, não fique preocupada em colocar todos os grupos alimentares na refeição: esse é somente o primeiro contato dele com o alimento – deve ser leve e divertido.
Sei que na teoria é muito lindo, mas o dia a dia com o bebê pode ser imprevisível. Por isso, a rotina de alimentação deve respeitar a rotina do bebê, dessa forma, não se prenda ao horário que você escolheu (o bebê não sabe que horas são!), se atente a rotina dele.
Vou dar um exemplo:
O bebê acorda por volta das 7h, mama, brinca, tira outro cochilo e aí quando acorda, normalmente por volta das 10h30 está mais ativo, foi nesse horário que você optou por iniciar o lanche da manhã e deu tudo certo!
Mas no dia seguinte, ele resolve que a soneca dele vai durar muito mais e acorda somente às 11h30! E agora? Você pula o lanche da manhã? Inicia o almoço? Deixa tudo para o dia seguinte?
Como eu falei ali em cima, o bebê não sabe que horas são: então, não tem problema se você seguir a rotina dele normalmente e oferecer o lanche da manhã.
Então conforme o bebê for aceitando melhor a refeição que você iniciou, você deve ir introduzindo as novas refeições sempre respeitando o ritmo da rotina do bebê.
Se possível é importante que os horários das refeições do bebê sejam os mesmos dos horários das refeições da família para que todos possam participar, mas não é necessário acordar o bebê para tomar café da manhã. O ideal é tentar se adaptar ao horário do bebê.
Mas e a abordagem de introdução alimentar, como escolher? Acho que esse é um assunto para o próximo artigo.
Deixe um comentário