Da papinha ao BLW: como fazer a transição para sólidos

Aprenda passo a passo como fazer a transição para sólidos de forma segura e evite dificuldades alimentares com o seu bebê.

Independente da abordagem de Introdução Alimentar, é muito importante que a família se atente em como fazer corretamente a transição dos alimentos.

Um bebê que começa a se alimentar exclusivamente com purês sem progredir nas texturas até antes dos 8-9 meses de idade tem maiores chances de engasgar, pois o reflexo de gag é menos sensível no centro da boca e já se moveu para o fundo.1

O que se tem observado na vivência clínica é que um bebê que inicia a alimentação pela forma tradicional e não faz a evolução da textura preferencialmente até os 10 meses, tem grandes chances de se tornar uma criança com maiores dificuldades alimentares e mais seletiva depois dos 2 anos.

De modo geral, aquelas crianças perto dos 2 anos que só se alimentam se a comida for batida/liquidificada e não conseguem comer a comida na forma sólida, acabam tendo uma alimentação predominantemente à base de leite (fórmula, composto ou leite de vaca).

Ao tentar experimentar um alimento em pedaços, geralmente elas apresentam ânsia com os pedaços, cospem os alimentos inteiros, mastigam por horas o pedaço e não conseguem engolir. 

Isso torna o momento da refeição cada vez mais pesado e estressante, tanto para ela, quanto para seus cuidadores, que não sabem mais o que fazer para estimular sua alimentação. Muitas vezes, acabam em um círculo vicioso, oferecendo mais leite, mais comida sem textura e menos estímulos.

A falta de estímulo na mastigação pode acarretar problemas de deglutição e até mesmo atraso da fala, já que a alimentação está totalmente ligada ao desenvolvimento da musculatura orofacial.

Quando os bebês recebem o estímulo para desenvolver suas habilidades de mastigação com uma variedade de alimentos e texturas, eles continuam a trabalhar e refinar essas habilidades para amadurecer o padrão de mastigação.3,4

Em caso de dificuldades, é necessário buscar ajuda multidisciplinar com nutricionista, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.

Além do desenvolvimento orofacial, a capacidade de autorregulação também está em jogo. Como as papinhas costumam ser a mistura de vários ingredientes ao mesmo tempo, os sabores individuais de cada alimento se camuflam de forma que a criança nem sempre é capaz de distingui-los.

A abordagem BLW faz com que o bebê aprenda desde cedo – e de forma mais consistente – sobre o quanto cada alimento é capaz de saciar individualmente. Isso pode permitir uma resposta mais eficaz à autorregulação de sua saciedade.

Como fazer a transição para sólidos?

A transição para sólidos é mais simples do que parece, mas é preciso ter paciência e perseverança.

O que você vai fazer é primeiro confiar e dar a oportunidade de o bebê explorar e mastigar os alimentos, mesmo que inicialmente pareça que as ânsias e GAGs serão mais frequentes.

Depois, vai evoluir a textura dos alimentos gradualmente até chegar na mesma comida da família. 

A indicação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde é que com 1 ano de idade, o bebê já esteja comendo a mesma textura de comida que a família.

Mas claro que alguns alimentos devem ter cuidados especiais antes de serem oferecidos, veja quais são os alimentos que precisam de atenção especial no final da seção de Gag e Engasgo

Transição para sólidos entre 6 e 8 meses

Se você ofereceu alimentos amassados apenas por alguns dias ou semanas e o seu bebê tem 6-8 meses, você pode optar por iniciar o BLW como ensinamos aqui no aplicativo. 

De modo geral, nada mais é do que oferecer os alimentos macios em forma de palito. Leia mais nas seções do aplicativo BLW Brasil e veja os cortes na seção de Alimentos. 

Transição para sólidos a partir de 9 meses

Quando o bebê já tem 9 meses ou mais e ele só comeu alimentos liquidificados ou muito amassados, como ele não desenvolveu a mastigação, ele deve passar pelo processo de transição alimentar iniciando pelo Estágio 1 (que vamos explicar no próximo tópico) para que ele possa comer alimentos de forma segura.

E se o seu filho já tem mais de 1 ou até 2 anos e você só conheceu o  BLW agora, tudo bem. Você vai seguir as mesmas orientações, mas provavelmente ele vai demorar um pouco mais para evoluir as texturas até conseguir se alimentar sozinho. 

Nesse caso – mais do que nunca – é preciso ter paciência, ter em mente que tudo dará certo e fazer tudo de forma bem gradativa, respeitando o interesse e desenvolvimento do bebê ou da criança.

Confira o passo a passo da transição alimentar e todos os seus estágios e pontos muito importantes que vão garantir seu sucesso na seção do aplicativo BLW Brasil “Como fazer transição para sólidos?”. Clique aqui para baixar e testar por 14 dias grátis!

Referências

1. FANGUPO, L. J. et al. A Baby-Led Approach to Eating Solids and Risk of Choking. Pediatrics, v. 138, 2016. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/138/4/e20160772/52372/A-Baby-Led-Approach-to-Eating-Solids-and-Risk-of?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 23 fev. 2024.

2. MORRIS, S. E.; KLEIN, M. D. Pre-feeding skills: A comprehensive resource for feeding development. Tucson, Ariz: Therapy Skill Builders, 1987.

3. FERNANDO, N.; POTOCK, M. Raising a healthy, happy eater: a parent’s handbook– a stage-by-stage guide to setting your child on the path to adventurous eating. New York, NY: The Experiment, LLC, 2015.

4. BROWN, A.; LEE, M. D. Early influences on child satiety-responsiveness: the role of weaning style. Pediatric Obesity, v. 10, p. 57–66, 2015.

Danielle Andrade | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2011 (CRN3 - 34430) e sou especialista em nutrição materno infantil e comportamento alimentar desde 2015. Meu atendimento tem foco na disciplina positiva com respeito e empatia, quero mostrar aos cuidadores a importância de se entender o “porquê a criança não come”, indo além do alimento ou quantidade em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair