Torne a lancheira do seu filho mais saudável com dicas práticas e combinações gostosas que vão além dos ultraprocessados.
Nas últimas décadas, o aumento da obesidade infantil e suas consequências como colesterol alto, triglicerídeos alto, hipertensão arterial e diabetes, assim como puberdade precoce despertou preocupação no mundo inteiro.
Segundo estudo realizado pela NEPEN (USP, 2022) são mais 57 mil mortes precoces, entre 30 e 69 anos, que podem ser atribuídas ao consumo de ultraprocessados. Por isso, nós, pais, não podemos deixar a lancheira de todo santo dia para lá, afinal é essa refeição representa de 200 a 400 lanches ao ano na vida de uma criança.
Diante de um boom de propagandas e marketing apelativos das indústrias alimentícias que roubam ideias de conceitos sobre comida de verdade e refeições à mesa com uma família unida e afirmam que seus produtos são considerados saudáveis e nutritivos, todo cuidado é pouco!
Os alimentos industrializados como bebidas lácteas, snacks, biscoitos recheados ou salgadinhos, típicos de lanches, usam nas suas formulações excesso de gorduras, sal, açúcar e aditivos que prejudicam a saúde e a formação do paladar da criança. O consumo habitual desses produtos podem aumentar o peso, colesterol e triglicerídeos, por isso podemos lançar mão de produtos de qualidade melhor para facilitar a rotina.
Dicas para uma lancheira saudável, saborosa e divertida
Para preparar uma lancheira equilibrada, é importante incluir três grupos alimentares básicos:
- Energéticos: fontes de carboidratos e gorduras de boa qualidade.
- Construtores: fontes de proteínas, como lácteos, leguminosas e proteínas animais.
- Reguladores: frutas e vegetais ricos em vitaminas, fibras e minerais.
Aqui estão quatro combinações simples e nutritivas para a lancheira do seu filho:
- Espetinho de queijo minas (cortado em cubos) com tomatinho cereja + banana com pasta de amendoim e uvas.
- Mini-pão francês com hamburguinho caseiro + melancia.
- Bolo de laranja + iogurte natural com geleia 100% frutas + morangos.
- Kibe caseiro enriquecido com vegetais + manga e mamão.
O bolo de laranja, hamburguinho e kibe caseiro podem ser preparados em grandes quantidades e congelados já porcionados. O bolo de laranja pode ser congelado pronto, enquanto o hamburguinho e o kibe devem ser congelados crus, prontos para assar. A validade desses alimentos no congelador é de até três meses.
E o que poderia enviar na lancheira para beber?
Ideal é enviar só água. E depois de um ano, pode enviar sucos naturais e sem açúcar, vitaminas de frutas com leite, leite puro ou água de coco. Fique atento sempre aos ingredientes dos produtos industrializados.
Não é indicado enviar bebidas com café ou chocolate ou achocolatados para menores de 12 anos, devido à cafeína que afeta o desenvolvimento das crianças.
Bom retorno às aulas!
E se quiser mais dicas sobre o que enviar na lancheira e outros cuidados? Acesse o aplicativo Garfinho e confira as opções diárias de lancheirinha para todos os dias da semana, incluindo opções para vegetarianos e veganos. Com o Garfinho, montar uma lancheira se torna mais fácil, saudável e variada. Clique aqui para baixar gratuitamente, testar por 14 dias gratuitos e aproveitar todas as dicas e sugestões!
Deixe um comentário