Como deve ser a alimentação na gestação

Descubra a importância da alimentação na gestação e como cultivar hábitos saudáveis para um desenvolvimento pleno do bebê.

Antes de engravidar ou durante a gestação, uma das grandes preocupações das mulheres é: “Como deve ser a alimentação na gestação?” É uma fase rodeada de dúvidas e mitos, com muitas mudanças no universo feminino e por isso o acompanhamento profissional é fundamental para a saúde do bebê e da mãe! Nesta época, mudam as prioridades, as necessidades e a forma de se relacionar com o próprio corpo.

Vamos desmistificar alguns mitos sobre alimentação na gestação?

A preocupação com a alimentação na gestação é válida e super importante. Primeiro porque o bem-estar e a saúde da futura mamãe irão refletir diretamente na criança. Uma mãe bem alimentada contribuirá para o desenvolvimento do bebê e para a prevenção de diversos problemas de saúde.

Segundo, porque os comportamentos e valores que essa mãe associa à comida também serão uma herança importante para o pequeno.

Mas, será que a grávida tem que comer por dois?

Corrigindo a frase: a grávida deve comer duas vezes melhor! Algumas nutris usam a expressão “faça as pazes com a comida” e para esta fase ela também é super válida! Pense na relação com os alimentos de uma forma mais profunda, reavaliando comportamentos, hábitos, estilo de vida, grau de estresse, e por aí vai. Olhe para saúde como um todo!

Que tal olharmos para a gestação como uma bela oportunidade de fazer as pazes com você e com a comida? Dessa maneira você não ganhará muito peso. Eu diria que é mais importante não ganhar tanto peso na gravidez do que começar magra e acabar ganhando muito peso no período. Procure variar o cardápio e se hidratar de preferência com água.

Minha última dica sobre alimentação na gestação é…

Seja mais consciente, confie e respeite seu corpo, coma quando sentir necessidade e pare de comer quando estiver saciada, respeitando também os desejos! Esse é o segredo para o equilíbrio, até mesmo porque, quando você fica muito tempo sem comer, fica sem energia, pode sentir tontura, enjoo ou até ter desmaios. 

Agora, se comer demais, pode ter azia e dor de estômago. Nenhum desses sintomas é agradável quando você espera um bebê. Procure fazer do seu corpo um ninho saudável para seu bebê.

Lembre-se: Durante a gestação, o corpo feminino muda e se prepara para acolher a criança por “10 meses” (sim, a gestação não dura 9 meses! Rs) e é por isso que é normal que tenha um ganho de peso, então, não é um motivo para se assustar ou fazer dieta.

Procure ter uma gravidez plena, em paz com a comida, vivenciando este momento sem paranoias e com tranquilidade. Esse equilíbrio será repassado para o seu bebê e ele chegará ao mundo sabendo que comer não deve ser motivo de problema, e sim, de qualidade, paz e prazer!

Vamos juntas nessa fase e processo?

Imagem de capa: Canva

Se tiver mais dúvidas sobre como deve ser a alimentação na gestação, deixe nos comentários! 

Danielle Andrade | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2011 (CRN3 - 34430) e sou especialista em nutrição materno infantil e comportamento alimentar desde 2015. Meu atendimento tem foco na disciplina positiva com respeito e empatia, quero mostrar aos cuidadores a importância de se entender o “porquê a criança não come”, indo além do alimento ou quantidade em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair