Seu bebê joga a comida no chão? Veja 4 dicas para lidar com isso

O seu bebê está nessa fase de jogar a comida no chão? Então respire, mantenha a calma e vem comigo que vamos te ajudar!

Passamos muito tempo na cozinha preparando comida para nossos filhos e sabemos bem como é frustrante quando ela acaba no chão! 

Este guia fala um pouco sobre o motivo de crianças jogarem comida e trazemos algumas dicas para ajudar a diminuir esses episódios.

Por que os bebês jogam comida no chão?

Os bebês aprendem muito em seu primeiro ano de vida. Uma das habilidades é o conceito de “causa e efeito”. 

Seu bebê pode estar em um estágio de desenvolvimento em que aprende como pode afetar as pessoas e as coisas ao seu redor, e está testando as coisas.

Por volta dos oito meses de idade, os bebês aprendem a olhar para os outros para ver suas reações quando brincam com brinquedos, batem palmas ou fazem barulhos bobos.1 

Se o seu bebê intencional ou acidentalmente joga comida durante esse período e vê o ambiente mudar (por exemplo, seus animais de estimação correndo para comer os restos, um grande respingo depois de jogar espaguete etc.), ele aprende que há um efeito quando joga comida.

Por volta dos 12 a 18 meses, é comum que seu filho experimente jogar coisas para observar como elas ficam, o barulho que fazem de várias alturas, enquanto aprende a explorar a gravidade.2 

Tudo começa inicialmente como curiosidade. Mas ao longo do tempo, os motivos pelos quais um bebê joga comida podem ser vários, como:

Por que os bebês jogam comida no chão?
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Leia nosso artigo: Sujeira no BLW – Como lidar em 3 dicas

Dicas para diminuir os arremessos de comida no chão

Aqui vão 4 dicas para diminuir os episódios de comida no chão, não importa qual o motivo do seu bebê estar fazendo isso.

1. Coma junto com seu bebê sempre que possível

A gente sabe que isso nem sempre é realista para todas as famílias, mas fazer algumas refeições juntos por semana pode realmente ajudar.

Quando você faz as refeições com seu bebê, ele tem a oportunidade de observar outras pessoas comendo e mantendo a comida no prato. 

Os bebês aprendem muito observando o que os outros fazem ao seu redor. 

Quanto mais refeições você fizer com seu bebê, mais rápido ele vai aprender o que você espera dele durante a hora das refeições. 

Além disso, ao ficar por perto, fica mais fácil bloquear o arremesso de comida, redirecionar para outra coisa ou remover o prato (ou o bebê da mesa), se for necessário.

2. Evite reagir

Quando reagimos – seja dizendo coisas para mostrar desaprovação, gritando, cruzando os braços ou reagindo de outras maneiras -, estamos dando atenção para o ato de jogar comida. 

Mesmo que nossa reação seja negativa, a criança ainda recebe a atenção. Nosso objetivo é ensinar o que fazer em vez de jogar comida. 

Ao dar atenção a um comportamento indesejado, nossos filhos vão aprender que jogar comida gera uma reação – o que pode aumentar o ato de jogar comida para obter uma reação das pessoas ao redor. É importante se manter firme com amor, e ter a menor reação possível.

3. Ofereça poucas opções, sempre em porções pequenas

É importante ter opções ao servir uma refeição ou um lanche pro seu bebê. O objetivo é não só ter no prato aqueles alimentos que não são os preferidos ou que ele ainda não conhece, mas também dar opções com as quais ele esteja familiarizado e que goste.  

Além disso, ao servir pequenos pedaços de comida (se aplicável para a idade do seu bebê), o efeito de jogar a comida no chão (o som/estilhaço etc.) é mínimo.

4. Diminua as distrações

Dê a bebê a oportunidade de se concentrar na alimentação: durante a hora das refeições remova animais de estimação, telas, brinquedos, etc. 

A capacidade de atenção dos bebês é curta. Isso ainda se soma ao desenvolvimento constante de seus cérebros e à pouca experiência para se alimentar. Por isso, eles aprendem melhor quando têm foco. 

Acabar com as distrações de todos também permite que os cuidadores estejam mais envolvidos no momento das refeições, diminuindo a probabilidade de a criança jogar comida para chamar a atenção.

Para saber mais, veja a seção “Comida indo pro chão?” no nosso app BLW Brasil temos muitas outras dicas para te ajudar a minimizar esse comportamento. Faça o download gratuito aqui e teste por 14 dias grátis.

Entenda que seu bebê está numa fase de aprender e conhecer coisas novas. Tudo que você fizer agora vai impactar no futuro dele. A principal chave é persistência e paciência, sabendo que tudo precisa ser explicado diversas vezes até que, finalmente, faça sentido ao seu pequeno.

Referências

1. Meisels, S. J., et al. (2003). The Ounce Scale: Standards for the Developmental Profiles (Birth–42 Months). New York: Pearson Early Learning.

2. Ginsburg, H. P., & Opper, S. (1988). Teoria do desenvolvimento intelectual de Piaget (3a ed.). Prentice-Hall, Inc.

3. Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2019). Análise do comportamento aplicada (3a ed.).

Jessica Sanguedo | Nutricionista

Sou nutricionista (CRN4 - 20102053), internacionalista e mãe de um bebê que é meu maior caso de sucesso com BLW! Também sou pós-graduada em nutrição clínica pela UFRJ, com cursos de seletividade alimentar e nutrição infantil. Realmente acredito que a nutrição muda vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair