Sim, bebê pode comer abacate. Na verdade, o abacate é uma ótima opção de alimento para bebês e crianças pequenas, pois é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e gorduras saudáveis.
O abacate é uma fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração e pode ajudar a manter o bebê saciado por mais tempo. É uma boa fonte de vitaminas B, C e E, bem como de minerais como potássio e magnésio.
No entanto, como com qualquer novo alimento para o seu bebê, é importante apresentá-lo com moderação e observar qualquer desconforto gastrointestinal. O abacate pode ser oferecido a partir dos 6 meses de idade, no começo da introdução alimentar, portanto, o bebê pode comer abacate!
Como oferecer abacate para bebê de 6 meses?
Como disse anteriormente, o bebê pode comer abacate a partir dos 6 meses, mas para isso é preciso fazer o corte seguro.
Corte o abacate em fatias de 1 dedo de largura. Para deixar o abacate menos escorregadio, remova apenas as pontas da casca e mantenha o resto. Apenas tenha cuidado para a casca não ficar pequena a ponto do bebê conseguir colocar inteira na boca.
Outra forma é descascar e oferecer o abacate empanado na aveia em flocos finos.
Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o abacate amassado. Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer abacate para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer abacate para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais do abacate
Rico em energia, proteínas e ácidos graxos monoinsaturados, que são as gorduras boas. É fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A e com médias quantias de vitamina D e E. Fonte de minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo.
O bebê pode comer abacate porque eles são muito versáteis na cozinha. Podem ser usados em pratos salgados com vegetais, por exemplo — e pratos doces, com frutas, mas sem açúcar.
Qual a diferença entre abacate e avocado?
O abacate geralmente é maior, tem a casca mais verde e fina e uma polpa levemente mais adocicada. O Avocado é menor, tem casca mais grossa e escura e polpa menos amarga.
No Brasil são encontradas 7 variedades:
- Abacate Breda: época do final de agosto ao começo de janeiro.
- Abacate Fortuna: possui casca lisa, de um verde intenso. A polpa é adocicada e amarela, com caroço solto. É uma ótima opção para se consumir naturalmente. A safra dura do final de janeiro ao começo de agosto.
- Abacate Geada: possui polpa amarela, caroço aderente e baixo teor de gordura. É ideal para o preparo de cremes e sobremesas. Sua safra vai de novembro a fevereiro.
- Abacate Margarida: são redondos e de casca rugosa. A polpa é verde clara e o caroço pequeno. É ideal no preparo de saladas. A safra é de maio a novembro.
- Abacate Ouro Verde: é recomendável o consumo em sobremesas, sucos e cremes. A safra dessa variedade vai do final de maio ao começo de setembro.
- Abacate Quintal: possui casca verde e lisa e sua polpa cremosa é ideal para receitas de sucos e smoothies. Com produções do final de fevereiro ao comecinho de agosto.
- Abacate Avocado (ou Hass): tem tamanho menor e fica com a casca escura quando está maduro. Sua polpa tem cor esverdeada e sua consistência amanteigada. Ideal para o preparo de guacamole. De fevereiro a setembro são os meses da safra brasileira.
Quer saber mais sobre o abacate na introdução alimentar?
Para saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento, acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. BARROS, H. D. Estudo da exposição do consumidor aos plastificantes ftalato e adipato de di-(2-etil-hexila) adicionados a filmes de PVC utilizados para acondicionamento de alimentos gordurosos. Rio de Janeiro: INCQS / FIOCRUZ, 2010.
2. DUARTE, P. F. et al. Avocado: características, benefícios para a saúde e usos. Ciência Rural, Santa Maria, v. 46, n. 4, p. 747-754, abr. 2016.
3. WANG, M. et al. Efeito da data de colheita na qualidade nutricional e capacidade antioxidante do abacate ‘hass’ durante o armazenamento. Food Chemistry, v. 135, p. 694-698, 2012.
4. Diferentes tipos de abacates. Disponível em: https://amoabacate.com.br/. 2018.
Deixe um comentário