Sim, bebê pode comer alho poró. No entanto, o alho-poró é um vegetal que pertence à família da cebola e do alho, e tem um sabor forte e distintivo, por isso, o ideal é que ele seja oferecido em receitas.
Abaixo você pode ver como oferecer alho poró para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer alho poró para o bebê de 6 meses?
O alho poró é um excelente condimento natural para usar nas receitas. No início, use bem picado em receitas, como misturada ao omelete ou no bolinho de arroz.
Você pode cortar somente o talo branco do alho poró ao meio e oferecer bem cozido para o bebê chupar e explorar.
O alho poró é um alimento mais firme para amassar, portanto, ofereça em receitas ou cozido bem picado e misturado em um tubérculo (inhame, batata, mandioca).
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer alho poró para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer alho poró para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais do alho poró
Bebê pode comer alho poró por ser um alimento rico em carotenóides, vitaminas C e E, além de polifenóis. Possui também o mineral fósforo.
Você sabia?
O alho-poró (allium porrum) é uma hortaliça que pertence ao gênero allium, juntamente com a cebola, o alho, cebolinha, dentre outros. É consumido em nível mundial como ingrediente, tempero, condimento e também como medicamento.
Seu talo (bulbo) é de cor branca, muito apreciado em preparações culinárias incluindo sopas, molhos, risotos e saladas. As folhas verdes, no entanto, são geralmente descartadas, mas podem ser aproveitadas em caldos, sopas e no tempero de carnes.
Curiosidades sobre o alho poró
- Parentesco com Cebola e Alho: O alho-poró (Allium porrum) é da mesma família que a cebola e o alho, conhecida como família Alliaceae. Ele compartilha algumas semelhanças em sabor e aroma com esses outros membros da família.
- Partes Utilizadas: Enquanto as cebolas e os alhos tradicionalmente usam bulbos subterrâneos, o alho-poró é cultivado principalmente por sua parte verde longa e folhosa, que é usada na culinária.
- Sabor Delicado: Comparado à cebola e ao alho, o alho-poró tem um sabor mais suave e menos picante, o que pode ser mais agradável para o paladar sensível dos bebês.
- Rico em Nutrientes: O alho-poró é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A, C e K, além de minerais como cálcio, ferro e potássio.
- Fibras e Digestão: A parte verde do alho-poró é rica em fibras, que podem ajudar na digestão do bebê e promover um sistema digestivo saudável.
- Variedade de Pratos: O alho-poró é um ingrediente versátil que pode ser usado em várias preparações culinárias.
- Benefícios para o Sistema Imunológico: A vitamina C presente no alho-poró pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, auxiliando na proteção contra doenças.
Quer saber mais sobre o alho poró na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer alho poró, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. DAMIN, B.; BRANCO, C. S.; FACCO, E.; CHILANTI, G. Composição e atividade antioxidante das diferentes partes do alho-poró pré e pós cocção. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 195-206, 2020.
2. PAK, L. M.; SILVA, A. J. M.; BALBI, M. E. Avaliação da composição nutricional do alho-poró. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 15, n. 3, jul. – set. 2014. ISSN 1518-8361.
Deixe um comentário