Bebê pode comer banana?

Sim, o bebê pode comer banana. A banana é uma das frutas queridinhas para iniciar a introdução alimentar e costuma fazer bastante sucesso com os bebês. 

Além de super gostosa, é muito saudável. Abaixo você pode ver como oferecer a banana para o bebê de forma segura pela abordagem BLW, confira!

Como oferecer banana para o bebê

A banana é macia in natura, não oferece risco de engasgo se oferecida inteira, mas escorrega muito. Nas primeiras semanas, mantenha parte da casca para facilitar a pega. 

Dica: se a banana estiver madura, facilita muito. A maior parte da casca deve estar bem amarelinha (o mínimo de verde, também não estar marrom).a textura deve ser macia o suficiente para apertar com os dedos. 

Quando a banana for grande, reduza o tamanho cortando pela metade (se for muito grande, o bebê vai ter dificuldade em segurar). 

Lembre-se de higienizar a casca, pois certamente o bebê vai colocar na boca. 

Bebê pode comer banana - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Outra opção (nossa favorita) é dividir a banana em 3, no sentido do comprimento, separando com o dedo. Assim não fica tão escorregadia. 

Bebê pode comer banana - Como oferecer 2
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a banana amassada. Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos acima.

Bebê pode comer banana - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer banana para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer banana para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da banana 

Bebê pode comer banana por ser uma excelente fonte de fibras, vitaminas B6, vitamina C e de mineral potássio.

Pode ser que ocorra alergia pois esta relacionada a casos em pessoas com alergia à látex e a pólen.

Você sabia?

A banana mancha facilmente as roupinhas. Então, de preferência, limpe logo em seguida, antes que oxide e escureça.

Bananas maduras são excelentes para adoçar naturalmente receitas como bolos, cremes e panquecas. Veja receitas no app BLW Brasil para mais ideias de como oferecer.

Existe uma variedade muito grande no brasil. 

  • Banana-nanica, d’água ou caturra: é a mais popular e tem a polpa doce. 
  • Banana-da-terra: ideal para usar em cozidos ou assada. 
  • Banana-prata: dura mais que as outras, é pouco doce e tem uma polpa mais consistente. 
  • Banana-maçã: tem um perfume que lembra maçã, com uma polpa firme.
  • Banana-ouro: é menor em tamanho e tem uma polpa doce.

Curiosidades sobre a banana

  1. A banana é a quarta fruta mais produzida no mundo, atrás apenas de laranja, uva e maçã.
  2. As bananas são, na verdade, bagas. Elas crescem em cachos e cada “dedo” da banana é uma fruta individual.
  3. Bananas são uma ótima fonte de potássio, vitamina C e vitamina B6.
  4. As bananas são uma das frutas mais antigas do mundo. Acredita-se que tenham sido cultivadas pela primeira vez na região que atualmente é Papua Nova Guiné, há cerca de 7.000 anos.
  5. As bananas amadurecem mais rapidamente quando são armazenadas junto com outras frutas, como maçãs ou peras. Isso ocorre porque as frutas liberam um gás chamado etileno, que acelera o processo de amadurecimento.
  6. Existem mais de 1.000 variedades diferentes de bananas cultivadas em todo o mundo.
  7. A banana é uma fruta muito versátil e pode ser usada para fazer uma variedade de pratos, incluindo pão de banana, muffins, smoothies e sorvete.

Quer saber mais sobre a banana na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer banana, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. MACHADO, M. Alergia ao látex e à banana em crianças com mielomeningocele na cidade do Rio de Janeiro. Revista da Associação Médica Brasileira, vol. 50, no. 1, São Paulo, 2004.

2. NERIS, T. S. et al. Avaliação físico-química da casca da banana (Musa spp.) in natura e desidratada em diferentes estádios de maturação. Ciência e Sustentabilidade – CES | Juazeiro do Norte, v. 4, n. 1, p. 5-21, jan/jun 2018.

3. TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4ª ed. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 161p.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair