Bebê pode comer carne de porco?

Sim, bebê pode comer carne de porco desde que seja cozida adequadamente e cortada em pedaços pequenos e macios, fáceis de mastigar e engolir.

É importante lembrar que a carne deve ser bem cozida para evitar qualquer risco de contaminação por bactérias ou parasitas que possam estar presentes na carne crua ou mal cozida. Veja como oferecer a carne de porco de forma segura!

E se quiser saber como oferecer carne de porco e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer carne de porco para bebê de 6 meses?

Bebê pode comer carne de porco porque é uma carne excelente, mas que precisa de um cuidado especial no preparo para que fique suculenta. Ofereça ao bebê uma costeleta de porco com osso, sem gordura.

Atenção: certifique-se de que nenhuma parte do osso esteja quebradiça ou pontiaguda

A carne moída preparada em formato de hambúrguer ou bolinho também é uma boa opção para o início.

Como oferecer carne de porco para bebê de 6 meses
Hambúrguer de porco – Receita do App BLW Brasil

Você também pode servir tiras grandes de paleta ou pernil suíno do tamanho de 1 e ½ dedos de largura e um dedo de comprimento para o bebê chupar e mastigar.

Bebê pode comer carne de porco - Como oferecer 2
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a carne bem macia e triturada.

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Como oferecer carne de porco para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer carne de porco para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais da carne

É fonte de proteínas, rica em ferro e vitaminas do complexo B, principalmente. Possui ainda os minerais potássio, selênio e zinco.

Ofereça a carne suína in natura e evite as processadas como salames, bacon, presunto e salsicha. Essas opções possuem muito sódio e aditivos que fazem mal à saúde.

Você sabia?

A carne suína muitas vezes é confundida com carne branca, mas é uma carne vermelha pela concentração de mioglobina que possui.

Quer saber mais sobre a carne de porco na introdução alimentar?

Agora que você já sabe que bebê pode comer carne de porco, confira nossas receitas, dicas de preparo,  durabilidade e armazenamento no aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. ARRUDA, L. K.; MELO, J. L. Alergia a alfa-gal e anafilaxia tardia a carne vermelha: esta síndrome existe no Brasil? ASBAI – Revista Oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Novembro-Dezembro 2015, Volume 3, Número 6. Disponível em: http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=742.

2. BENATTI, F. Carne suína e os benefícios para a atividade física. (2015). Disponível em: file:///c:/users/gabib/downloads/4068_carne_suina_e_os_beneficios_para_a_atividade_fisica_1.pdf.

3. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALIMENTAÇÃO – NEPA, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. TACO – 4ª ed. 2011.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair