Bebê pode comer couve flor?

Sim, bebê pode comer couve flor. A couve-flor é uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras, e é considerada um alimento saudável para o bebê. Abaixo você pode ver como oferecer couve flor para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer couve flor para o bebê de 6 meses?

Bebê pode comer couve flor por possuir um formato fácil para o bebê pegar e, por isso, costuma fazer bastante sucesso como um dos primeiros alimentos. 

Cozinhe e divida as arvorezinhas, mantendo em um tamanho que o bebê consiga pegar.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a couve-flor amassada. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer couve flor - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer couve flor para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer couve flor para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da couve flor

Bebê pode comer couve flor porque contém fibras, vitamina C, vitamina K e vitaminas do complexo B. Também é rica em antioxidantes e nos minerais cálcio, fósforo e potássio.

O risco de alergia é raro. Pode ocorrer apenas em casos de pessoas com alergia à pólen (podem surgir sintomas como vermelhidão na pele, coceira e até dificuldade para respirar).

Você sabia?

A couve-flor possui uma substância chamada sulforafano, excelente para a proteção da saúde. 

Assim como o brócolis (e a maioria dos vegetais), prefira cozinhar a couve-flor no vapor, para manter mais nutrientes.

A couve flor congelada é uma ótima opção para ter praticidade. Apenas certifique-se de que não há aditivos no rótulo.

Curiosidades sobre a couve flor

  1. Variedade de cores: A couve-flor tradicionalmente é branca, mas também pode ser encontrada em variedades de cores diferentes, como roxa e amarela, oferecendo opções coloridas e atraentes para o bebê.
  2. Parente do brócolis: A couve-flor é parente do brócolis e faz parte da família das Brassicaceae, também conhecida como família das crucíferas.
  3. Nutrientes essenciais: A couve-flor é rica em nutrientes essenciais, incluindo vitamina C, vitamina K, folato, fibra e uma variedade de minerais, tornando-a uma escolha saudável para bebês.
  4. Rica em fibras: A fibra presente na couve-flor é benéfica para a saúde digestiva do bebê, ajudando a regular o trato gastrointestinal.
  5. Textura suave: Quando cozida e amassada adequadamente, a couve-flor pode ter uma textura suave e facilmente mastigável, adequada para bebês que estão aprendendo a comer alimentos sólidos.
  6. Sabor suave: A couve-flor tem um sabor suave, o que a torna uma escolha neutra e menos propensa a causar reações negativas nos bebês que estão experimentando novos sabores.
  7. Fonte de antioxidantes: A couve-flor contém antioxidantes, como os glucosinolatos, que podem ajudar a proteger o corpo contra danos oxidativos.
  8. Apoio ao desenvolvimento: A riqueza em nutrientes da couve-flor pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê quando introduzida de maneira apropriada em sua dieta.

Quer saber mais sobre a couve flor na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer couve flor, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. American Academy of Allergy, Asthma & Immunology. Oral Allergy Syndrome – Pollens and Cross-Reacting Foods. Disponível em: https://www.aaaai.org/aaaai/media/medialibrary/images/conditions/library/oas-table_revised.pdf.

2. MAY, A.; TIVELLI, S. W.; VARGAS, P. F.; SAMRA, A. G.; SACCONI, L. V.; PINHEIRO, M. Q. A cultura da couve-flor. Campinas: Instituto Agronômico, 2007. 36 p. (Boletim Técnico, 202).

3. Mayo Clinic. Food Allergy. Acesso em: 27 ago. 2020.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair