Bebê pode comer goiaba?

Sim, o bebê pode comer goiaba. A goiaba é uma fruta rica em nutrientes e pode ser uma boa fonte de vitaminas C, A e fibras para o bebê.

No entanto, é importante certificar-se de que a goiaba esteja madura e bem lavada antes de oferecê-la ao bebê. Abaixo você pode ver como oferecer a goiaba de forma segura pela abordagem BLW, confira!

E se quiser saber como oferecer goiaba e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer goiaba para o bebê

Como é bem escorregadia, corte em meia rodela com parte da casca e ofereça ao bebê. Lembre de higienizar bem antes de cortar. 

Pode oferecer com sementes, pois elas são pequenas e incapazes de causar engasgo.

Bebê pode comer goiaba - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a goiaba amassada na colher. Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer goiaba - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer goiaba para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer goiaba para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais da goiaba

O bebê pode comer goiaba por ser uma fruta rica em vitamina C, também é fonte do antioxidante licopeno, possui potássio, cálcio, ferro e fibras.

Você sabia?

A goiaba possui cerca de 4 vezes mais vitamina C se comparada à laranja. Existe a goiaba vermelha, com casca mais verde e a branca, que tem casca mais amarelada.

Curiosidades sobre a goiaba

  1. A goiaba é nativa das regiões tropicais da América Central e do Sul.
  2. Existem mais de 100 variedades de goiaba em todo o mundo.
  3. A goiaba é rica em antioxidantes, compostos que ajudam a prevenir danos celulares e reduzir o risco de doenças crônicas.
  4. As folhas de goiabeira podem ser usadas para fazer chá, que é tradicionalmente usado para tratar problemas respiratórios e digestivos.
  5. As sementes da goiaba são comestíveis e podem ser torradas para fazer um lanche saudável.
  6. A goiaba é uma fruta muito popular em países como Índia, Paquistão, Filipinas e México.
  7. As flores de goiabeira são comestíveis e são usadas em saladas ou para decorar pratos.

Quer saber mais sobre a goiaba na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer goiaba, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. CAIRES, C. C. Atualização das orientações nutricionais do Ambulatório de Nutrição e Gastroenterologia para: constipação, diarreia, flatulência e refluxo, Brasília, DF, 2015.

2. FGV. Perspectiva da goiaba. Revista de Agronegócios da FGV, maio, 2005.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair