Bebê pode comer grão de bico?

Sim, bebê pode comer grão de bico. O grão de bico é uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Abaixo você pode ver como oferecer grão de bico para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer grão de bico para o bebê de 6 meses?

Como o seu bebê não conseguirá pegar o grão-de-bico (e nem lidar com ele inteiro na boca). Nessa fase, você deverá oferecer ele na forma de um bolinho para facilitar a pega pelo bebê. 

Assim como as outras leguminosas, o grão-de-bico deve ser bem cozido até os grãos ficarem macios. 

O bolinho pode ser feito apenas com grão-de-bico e farinha de mandioca ou aveia (para dar a liga), além de temperos naturais. 

Homus e patê também são bons preparos para oferecer ao bebê. Só prepare-se para aquela bagunça boa. Não precisa tirar a casca do grão-de-bico.  

Lembre-se sempre de deixar de molho por 12 horas antes de cozinhar. Veja no aplicativo BLW Brasil como preparar.

Bebê pode comer grão de bico - Receita de Hommus
Hommus – Receita do Aplicativo BLW Brasil.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o grão-de-bico bem cozido e amassado. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer grão de bico - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer grão de bico para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer grão de bico para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do grão de bico

Bebê pode comer grão de bico por ser uma excelente fonte de proteínas, carboidratos e fibras. É fonte de ferro, sendo este mais biodisponível para ser absorvido pelo organismo, se comparado a outras leguminosas.

Também é uma boa fonte dos minerais potássio, magnésio, fósforo, cobre e manganês.

Você sabia?

Evite o grão-de-bico enlatado ou em conserva, eles possuem um alto teor de sódio.

É uma leguminosa com muitas aplicações na culinária e é tão nutritiva quanto às demais! Excelente para incluir na alimentação de toda a família.

Curiosidades sobre o grão de bico

  1. Rico em Nutrientes Essenciais: O grão de bico é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como proteínas, fibras, ferro, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B.
  2. Fonte de Proteína Vegetal: Para bebês que estão começando a introdução alimentar, o grão de bico oferece uma alternativa saudável às fontes de proteína animal, sendo uma opção rica em proteína vegetal.
  3. Estimula o Desenvolvimento Muscular: A presença de proteínas no grão de bico é benéfica para o desenvolvimento muscular, algo crucial durante o período de crescimento rápido dos bebês.
  4. Favorece a Saúde Digestiva: A fibra presente no grão de bico promove a saúde digestiva, ajudando no funcionamento regular do sistema digestivo e prevenindo problemas como a constipação.
  5. Possui Antioxidantes: O grão de bico contém antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres e promovem a saúde celular.
  6. Contribui para o Desenvolvimento Cognitivo: Os nutrientes presentes no grão de bico, como o ácido fólico, são importantes para o desenvolvimento cognitivo, especialmente durante os primeiros anos de vida.

Quer saber mais sobre o grão de bico na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer grão de bico, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

Ferreira, A. C. P.; Brazaca, S. G. C.; Arthur, V. Alterações químicas e nutricionais do grão-de-bico (Cicer arietinum L.) cru irradiado e submetido à cocção. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, 26(1), 80-88, jan.-mar. 2006.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair