Bebê pode comer limão?

Sim, bebê pode comer limão. O limão é uma fruta rica em vitamina C, potássio, antioxidantes e possui fibras. Abaixo você pode ver como oferecer limão para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer limão para o bebê de 6 meses?

Sempre retire as sementes. Uma boa solução é colocar o gomo ou fatia contra a luz para verificar se não tem mais sementes.  

Descasque o limão, retire as sementes (se tiver) e corte em 4 partes, retirando a membrana central. 

Uma outra opção é cortar em rodelas, como a tampinha. Depois que o bebê chupa o limão ele tende a soltar o bagaço.

O suco não é recomendado para menores de 1 ano por não oferecer benefícios nutricionais e por possuir alta concentração de açúcar.

Ofertar o limão bem picado ou amassado, fará com que perca muito suco, ficará pobre em fibras e dará muito trabalho.

Por isso, sugerimos que você ofereça uma fatia maior do limão: na metade ou em 4 partes. Retire as sementes e ofereça para o bebê chupar.

Como oferecer limão para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer limão para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do limão

Bebê pode comer limão por ser uma excelente fonte de vitamina C e contém ácido cítrico. Pode ocorrer risco de alergia por conta da acidez do limão, provocando irritação na pele.

Você sabia?

Não tenha medo de oferecer limão por ser uma fruta ácida. É muito importante que o bebê conheça todos os sabores. De quebra, é excelente para temperar de forma natural carnes como frango, peixe e porco.

Se você ou o bebê for para o sol após comer limão, lembre-se de lavar bem (com água e sabão) o rosto, as mãos e onde mais possa ter respingado. O limão possui uma substância chamada furocumarina que pode provocar queimaduras se a pele for mal lavada e exposta ao sol.

A vitamina C presente no limão ajuda na absorção do ferro da alimentação, principalmente dos alimentos de origem vegetal, como folhosos e leguminosas. 

Você pode pingar algumas gotinhas de limão sobre a comida. O limão é um excelente conservante natural, principalmente para frutas que escurecem, como maçã e pera.

Curiosidades sobre o limão

  1. Fonte de vitamina C: O limão é uma das melhores fontes naturais de vitamina C, conhecida por seu papel no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres.
  2. Variedades diferentes: Existem várias variedades de limões cultivadas em todo o mundo, como o limão-siciliano (maior e menos ácido), o limão-taiti (mais suave e perfumado) e o limão-eureka (comum e suculento).
  3. A fruta mais consumida: O limão é a fruta cítrica mais consumida no mundo, devido ao seu sabor versátil e sua utilização em diversas receitas culinárias.
  4. Acidificação de solo: Quando os limões caem e se decompõem, liberam ácido cítrico no solo, ajudando a acidificá-lo e favorecendo o crescimento de plantas que preferem solos ácidos.
  5. Propriedades de conservação: O ácido cítrico presente nos limões atua como um conservante natural, o que torna o suco de limão útil para preservar a frescura de frutas e evita que algumas frutas cortadas escureçam rapidamente.

Quer saber mais sobre o limão na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer limão, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

Prado-Netto, A., Marques, T. G., Prado-Netto, G. Aquisição gustativa na infância: teoria e estudos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, 5, 75-84, 2017.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair