Sim, bebê pode comer linhaça. A linhaça é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, fibras e outros nutrientes importantes.
Normalmente, a linhaça é mais facilmente digerida quando está moída ou triturada, pois isso ajuda a liberar os nutrientes e torná-los mais disponíveis para absorção. Abaixo você pode ver como oferecer linhaça para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
E se quiser saber como oferecer linhaça e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.
Como oferecer linhaça para o bebê de 6 meses?
A linhaça pode ser oferecida inteira, se usada em alguma receita. Mas o ideal, inclusive para aproveitar os benefícios que a semente possui, é oferecer a linhaça moída, que pode ser com frutas, legumes já cozidos, omeletes, tortas ou com iogurte (a partir de 1 ano).
Adicione uma colher de chá de linhaça moída para empanar frutas, no abacate amassado ou para passar no pão. Só não exagere na quantidade de linhaça, pois pode ser muito laxativa.
O óleo de linhaça pode ser usado em pequenas quantidades, como algumas gotinhas sobre a refeição já pronta, principalmente para bebês vegetarianos.
Como oferecer linhaça para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer linhaça para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.
Informações nutricionais da linhaça
Bebê pode comer linhaça por ser um alimento funcional rico em antioxidantes. Proteínas, gorduras boas e fibras são os principais nutrientes da linhaça.
Fonte de ômega 3 e 6, importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso central. Rica no mineral potássio, com maiores quantidades, se comparado à banana. Também possui vitamina E.
Pode ocorrer risco de alergia. Não é comum, mas podem surgir sintomas como coceira, inchaço e vômito.
Você sabia?
A linhaça pode ser utilizada como substituta de ovos em uma receita que precise de liga. Misture uma colher de sopa de linhaça moída com três colheres de sopa de água e espere hidratar por 5 minutos. Pode adicionar em receitas de ovos, bolos e pães.
A diferença entre a linhaça dourada e a marrom é o tipo de gordura presente nas sementes. As sementes de linhaça dourada têm mais ácidos graxos poliinsaturados (ômega 3 e 6 – que somente pela alimentação conseguimos ingerir) e menos ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9 – que o nosso corpo consegue produzir) em comparação com as sementes de linhaça marrom.
Curiosidades sobre a linhaça
- Origem: A linhaça é originária da região do Mediterrâneo e tem sido cultivada há milhares de anos por suas propriedades nutricionais.
- Sementes pequenas e brilhantes: As sementes de linhaça são pequenas, aproximadamente do tamanho de uma semente de gergelim, e têm uma aparência brilhante e lustrosa.
- Variedades: Existem duas variedades principais de linhaça: a linhaça marrom e a linhaça dourada. Ambas têm propriedades nutricionais semelhantes, mas a linhaça dourada é mais suave em sabor.
- Fonte de ômega-3: A linhaça é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3 de origem vegetal, especialmente o ácido alfa-linolênico (ALA). Os ômega-3 são gorduras saudáveis essenciais para o corpo.
- Fibra alimentar: As sementes de linhaça são ricas em fibras solúveis e insolúveis, o que ajuda a promover a saúde intestinal, a regular o trânsito intestinal e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Propriedades anti-inflamatórias: Os ácidos graxos ômega-3 presentes na linhaça têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
- Armazenamento adequado: Devido ao alto teor de gordura, as sementes de linhaça devem ser armazenadas em um recipiente hermético, na geladeira, para evitar a oxidação e prolongar sua vida útil.
Quer saber mais sobre o linhaça na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer linhaça, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.
Referências
1. Almeida, K. C. L., Boaventura, G. T., & Guzman-Silva, M. A. (2009). A linhaça (Linum usitatissimum) como fonte de ácido α-linolênico na formação da bainha de mielina. Revista de Nutrição, 22(5), 790-795.
2. Áustria, A., et al. (2008). Bioavailability of alpha-linolenic acid in subjects after ingestion of three different forms of flaxseed. Journal of the American College of Nutrition, 27(2), 214-221.
3. O’Keefe, A., Kapur, S., Rex, G., & Watson, W. (2010). Flaxseed allergy in children: an emerging allergen? Allergy, Asthma, and Clinical Immunology: Official Journal of the Canadian Society of Allergy and Clinical Immunology, 6(Suppl 2), P59.
Comentários (2)
Kelly Cristinasays:
27 março 2024 em 8:29 pmPosso dar mingau de aveia com linhaça p meu bebe p soltar o intestino dele ?
Gabriela Guedessays:
28 março 2024 em 5:45 pmOlá Kelly, pode oferecer mingau sim. Lembre-se também de oferecer água para o bebê tomar, assim as fibras farão seu papel de auxiliar no funcionamento do intestino. Se precisar de mais ideias, temos no App um filtro “laxativos” eu você pode buscar em alimentos ou nas receitas para te ajudar nesse momento 😉