Bebê pode comer mel?

Muitas pessoas perguntam se o bebê pode comer mel, mas a verdade é que não, bebê não pode comer mel. Apesar do mel ser um produto natural, não é recomendado oferecer esse alimento à criança menor de 1 ano devido ao grande risco deste produto estar contaminado pelo Clostridium botulinum, a bactéria que causa o botulismo infantil.

O botulismo infantil é uma doença rara, mas grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum que pode estar presente no mel e em outros alimentos que não foram devidamente processados.

O sistema imunológico dos bebês com menos de 1 ano de idade ainda está em desenvolvimento, o que os torna mais suscetíveis a essa doença. Os sintomas do botulismo infantil podem incluir constipação, fraqueza muscular, dificuldade para respirar e choro fraco, podendo levar a óbito.

Portanto, é melhor esperar até que o bebê tenha pelo menos 1 ano de idade antes de oferecer mel ou outros alimentos que possam estar contaminados com essa bactéria.

Por que bebê não pode comer mel?

O mel contém os mesmos componentes do açúcar (frutose, glicose, maltose, sacarose), assim, a recomendação é que seja oferecido somente a partir dos 2 anos para adoçar alguma preparação.

No entanto, ele pode ser um bom aliado contra resfriados e dores de garganta, podendo ser usado como terapia alternativa, mas sempre converse com o pediatra antes de oferecer.

Quando o bebê completar 2 anos você pode oferecer o mel eventualmente para adoçar algum preparo, como servir em um iogurte ou utilizar em uma panqueca, por exemplo.

Bebê pode comer mel - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Informações nutricionais do mel

É formado por açúcares (frutose, glicose, maltose, sacarose) e sua composição varia em função das condições climáticas, espécie de abelhas, tipos de florada, processamento e armazenamento.

Você sabia?

Que existem alguns produtos vendidos como mel e que não são puros, ou seja, são adulterados? Esses produtos são uma mistura de mel com melado, xarope de açúcar, xarope de milho,  farinha, amido e/ou água. Quando comprar, leia sempre os ingredientes.

O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. O produto considerado puro, é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento, filtragem, ou adição de nenhum produto.

Uma característica do mel puro é que ele cristaliza, enquanto o falso, não. A cristalização do mel é um processo natural e ocorre devido a separação da glicose e da frutose, dois açúcares naturais. Esses se solidificam em função da temperatura e umidade do ambiente, criando pequenos cristais que se assemelham aos cristais do açúcar.

Antes de comprar um mel, veja o rótulo. Ele deve estar rotulado de acordo com as regras e normas, exibindo seu número de registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Quer saber quais alimentos o bebê pode comer?

Agora que você sabe se o bebê pode comer mel, acesse nosso aplicativo para saber quais alimentos o bebê pode comer, cortes seguros, receitas, dicas de preparo,  durabilidade e armazenamento, acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

2. MUSACHIO, V.; ABREU, S. M.; LEITÃO, A. M. Restrição do consumo de mel por crianças menores de um ano em rótulos de méis. In: Anais do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA : Salão de Pesquisa-Pôster. v. 11, n. 2, 2019.

3. RAGAZANI, A. V. F. et al. Esporos de Clostridium botulinum em mel comercializado no Estado de São Paulo e em outros Estados brasileiros. Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 396-399, mar-abr, 2008.

4. VIEIRA, F. M.; PORTO-NETO, A. C.; FERREIRA, E. N.; TUMELERO, M.; ROSÁRIO-FILHO, N. A. S. Síndrome de alergia pólen-alimento no Brasil. ASBAI – Rev. oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Janeiro-Março 2018, Volume 2, Número 1. Disponível em: http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=863.

5. MN PRÓPOLIS. Mel puro cristaliza? (2019). Disponível em: https://www.mnpropolis.com.br/blog/curiosidades/mel-puro-cristaliza-n62.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair