Bebê pode comer morango?

Sim, o bebê pode comer morango. O consumo de morango é um tema que gera bastante dúvida entre os pais, principalmente aqueles que adotam a abordagem BLW.

É importante lembrar que ele deve ser oferecido em pequenas quantidades e de forma adequada, para evitar possíveis alergias que podem ocorrer pela acidez da fruta.

Alguns cuidados que devem ser tomados ao oferecer morango para o bebê são:

  • Lave bem os morangos antes de oferecer;
  • Corte-os em pedaços pequenos, veja abaixo como;
  • Observe a reação do bebê após o consumo.

Agora que você sabe que bebê pode comer morango na introdução alimentar, veja abaixo como cortar de forma segura para poder oferecer na abordagem BLW.

Como oferecer morango para bebê de 6 meses

Ofereça o morango maduro. Se ele for grande, ofereça inteiro pois o bebê vai apenas roer. Ele também pode ser cortado em lâminas ou cortado em 2 ou 4 partes (mas pode ser difícil para o seu bebê pegar no início).

Bebê pode comer morango - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o morango amassado. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer morango - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer morango para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer morango para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do morango

O morango é uma fruta rica em nutrientes essenciais para a saúde, como vitamina B9 e vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Você sabia?

O morango normalmente é produzido com altas concentrações de agrotóxicos. Procure oferecer morangos orgânicos ao seu bebê, pois possuem mais antioxidantes e não são carregados de pesticidas. Agosto, setembro e outubro são os melhores meses para encontrar essa fruta.

Curiosidades sobre o morango

  1. O morango é uma fonte rica de vitamina C, fibra e antioxidantes, tornando-o um ótimo complemento para uma dieta saudável.
  2. A cor vermelha brilhante do morango vem dos antocianinas, um tipo de pigmento vegetal que também é encontrado em outras frutas e vegetais.
  3. O morango é uma das poucas frutas que crescem em toda a América do Norte, Europa e Ásia.
  4. Existem mais de 600 variedades diferentes de morangos cultivados em todo o mundo.
  5. O morango é uma fruta muito versátil que pode ser usada em uma variedade de sobremesas, bebidas e pratos salgados.
  6. O morango é uma das frutas mais perecíveis e deve ser consumido dentro de alguns dias após a colheita.
  7. O morango é uma das frutas mais populares em todo o mundo, e é fácil ver por que – é delicioso, nutritivo e versátil!

Quer saber mais sobre o morango na introdução alimentar?    

Agora que você sabe que bebê pode comer morango, que tal ver receitas, dicas de preparo,  durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. KROLOW, A. C. et al. Avaliações físicas e químicas de morango cv. Aromas produzidos em sistema orgânico e convencional. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, n. 2, out. 2007.

2. MUSA, C. I. et al. Teor de compostos bioativos em três cultivares de morangos cultivados em solo convencional no município de Bom Princípio/RS: sua importância para a saúde humana. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 1, p. 56-66, 2015.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair