Bebê pode comer pera?

Sim, bebê pode comer pera. A pera é uma fruta rica em fibras, vitaminas e minerais essenciais para o crescimento saudável do bebê.

No entanto, é importante oferecer a pera em uma consistência adequada à idade do bebê. Abaixo você pode ver como oferecer pera para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer pera para o bebê de 6 meses?

Se estiver macia, corte em palitos de aproximadamente 1 dedo de largura, sem precisar tirar a casca. Se a pera estiver dura, pode oferecer risco de engasgo se oferecida crua em pedaços.

Então corte em 2 ou 4 partes, retire as sementes, retire a casca e cozinhe com pouca água ou no vapor, até que fique macia. Ao apertar, deve amassar bem.

Outra boa opção (e mais prática), é cozinhar no micro-ondas por 30 segundos. 

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a pera raspada ou cozida e amassada. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer pera - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer pera para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber mais sobre como oferecer pera para o bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da pera

Bebê pode comer pera por ser uma fruta rica em fibras, fonte de vitamina C, K, antioxidante e do mineral cobre.

O risco de alergia é raro, no entanto, pode surgir nas pessoas com alergia alimentar a pólen.

Você sabia?

Você pode cozinhar a pera com um pouquinho de canela. É interessante que o bebê conheça vários sabores durante a introdução alimentar.

Dê preferência para peras orgânicas, pois elas podem possuir altas taxas de agrotóxicos.

Curiosidades sobre a pera

  1. Variedades Abundantes: Existem mais de 3.000 variedades de peras em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de sabores, texturas e cores.
  2. Textura e Sabor: Ela é conhecida por sua textura suculenta e macia, bem como por uma doçura natural que pode variar de acordo com a variedade.
  3. Rica em Nutrientes: As peras são uma excelente fonte de fibras, vitaminas C e K, além de conterem antioxidantes e minerais como o cobre.
  4. Auxílio na Digestão: A alta quantidade de fibras presente nas peras pode promover a saúde digestiva, prevenindo constipação e mantendo um sistema digestivo saudável.
  5. Versatilidade na Cozinha: Podem ser consumidas cruas, cozidas, assadas, em compotas, saladas ou até mesmo em pratos principais, adicionando um sabor único.
  6. Armazenamento Especial: As peras são colhidas antes de amadurecerem totalmente. Armazená-las à temperatura ambiente permite que amadureçam lentamente, mantendo sua qualidade.

Quer saber mais sobre a pera na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer pera, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

KASHYAP, R. R.; KASHYAP, R. S. Oral allergy syndrome: an update for stomatologists. J Allergy (Cairo), v. 2015.

Quer saber mais se bebê pode comer pera ou outras frutas? Deixe nos comentários!

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair