Bebê pode comer quiabo?

Sim, o bebê pode comer quiabo. O quiabo é um vegetal rico em fibras, vitamina C, vitamina K, ácido fólico e minerais como ferro e cálcio.

O quiabo pode ser um alimento um pouco viscoso, o que pode não agradar a todos os bebês e crianças. Mas não se preocupe, vamos dar algumas dicas de preparo ao final do artigo.

Abaixo você pode ver como oferecer o quiabo para o bebê de forma segura pela abordagem BLW, confira! E se quiser saber como oferecer quiabo e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer quiabo para o bebê

Retire as pontinhas mais duras do quiabo. Pode oferecer inteiro ou cortado ao meio no sentido do comprimento, com as sementes (elas saem inteiras no cocô).

bebe pode comer quiabo como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o quiabo bem cozido e amassado. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

bebe pode comer quiabo como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer quiabo para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer quiabo para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais do quiabo

Como é um vegetal de coloração verde escura, é rico em ácido fólico, vitaminas do complexo B e possui também boas quantidades de vitamina A, C, E e K. Além disso, possui os minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.

Você sabia?

Para evitar que o quiabo solte aquela “baba” tome alguns cuidados:

  • Seque bem em um pano limpo antes de cozinhar
  • Refogue em uma frigideira com um fio de azeite
  • Não mexa o tempo todo 
  • Adicione algumas gotas de limão ou vinagre
  • Cozinhe sem tampa para evitar o acúmulo de água.

Curiosidades sobre o quiabo

  1. O quiabo é um vegetal originário da África, mas atualmente é cultivado em diversas partes do mundo, incluindo América do Sul, Ásia e América do Norte.
  2. O quiabo é um vegetal bastante versátil na cozinha, podendo ser utilizado em pratos salgados e doces, como em sopas, ensopados, saladas, refogados e compotas.
  3. O quiabo é conhecido por ter uma textura viscosa, o que pode não agradar a todos. No entanto, essa característica pode ser reduzida com o uso de técnicas culinárias como o cozimento em alta temperatura ou a adição de um ácido como o limão.
  4. O quiabo é rico em mucilagem, uma substância pegajosa que ajuda a lubrificar o trato digestivo e pode ajudar a reduzir a constipação.
  5. O quiabo é conhecido por seu alto teor de antioxidantes, incluindo a vitamina C e compostos como os flavonoides e carotenoides, que ajudam a prevenir danos às células do corpo.
  6. O quiabo é uma planta que se adapta bem a climas quentes e secos, podendo ser cultivado em regiões áridas e semiáridas.
  7. O quiabo é conhecido por ser um alimento que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a melhorar a saúde do coração, devido ao seu alto teor de fibras solúveis.

Quer saber mais sobre o quiabo na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer quiabo, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

SONIA, M.; BANDEIRA, J. Catálogo de hortaliças e seus benefícios para a saúde. UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://legacy.agroecologiaemrede.org.br/acervo/arquivos/frm_exp_cca_ex_anexos_0_1312_catalogo.pdf.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair