Bebê pode comer salsão?

Sim, bebê pode comer salsão. O salsão é uma ótima fonte de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. Abaixo você pode ver como oferecer salsão para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer salsão para o bebê de 6 meses?

O salsão (ou aipo) é um alimento duro com alto risco de engasgo quando oferecido de forma inadequada ao bebê. 

Nesse início, o ideal é cozinhar o salsão até que fique macio e oferecer o talo inteiro, pouco maior que 1 dedo indicador. Veja no aplicativo BLW Brasil como preparar o salsão.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o salsão cozido e amassado.

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer salsão - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer salsão para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber mais sobre como oferecer salsão para o bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do salsão

O salsão é um alimento com poucas calorias, rico em fibras mas com pouca quantidade de vitaminas e minerais.

A probabilidade de alergia é baixa. Não é comum a alergia ao salsão, porém pode ocorrer uma alergia por contato.

O salsão / aipo faz parte do grupo de alimentos apiáceas, que podem causar irritação quando em contato com o sol. Pode ocorrer vermelhidão na região onde o salsão entrou em contato, queimaduras e até bolhas. Por isso, lave bem com água e sabão as mãos, boca e outras regiões que o entrar em contato com a pele do bebê.

Você sabia?

O salsão é um vegetal, mas por causa de seu sabor forte, é considerado como condimento nas cozinhas clássicas da Europa e Itália!

Junto com a cebola e a cenoura, o salsão compõe o “mirepoix”. Essa combinação é utilizada como tempero de pratos salgados, assim como o alho e cebola são utilizados na cozinha brasileira.

Curiosidades sobre o salsão

  1. Rico em Nutrientes: Apesar de ser baixo em calorias, o salsão é rico em vitaminas, como a vitamina K, e minerais, como o potássio.
  2. Fibras: É uma ótima fonte de fibras, ajudando na saúde digestiva e no controle do peso.
  3. Benefícios à Saúde: Além de auxiliar na digestão, o salsão contém antioxidantes e compostos bioativos que podem contribuir para a saúde cardiovascular.
  4. Hipoalergênico: O salsão é menos propenso a causar reações alérgicas em comparação com outros alimentos, tornando-o uma opção segura para introdução alimentar em bebês.
  5. Textura e Sabor: Sua textura crocante e sabor suave o tornam um alimento atraente para bebês em fase de transição para sólidos.
  6. Conservação: As folhas de salsão podem ser utilizadas na culinária para dar sabor a caldos e sopas, enquanto os talos podem ser mantidos frescos na geladeira por períodos relativamente longos.

Quer saber mais sobre o salsão na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer salsão, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. CREDIDIO, E. V. Alimentos funcionais na nutrologia médica. 4. ed. Itu, SP: Editora Ottoni, 2008.

2. REIS, V. M. Dermatoses provocadas por plantas (fitodermatoses). Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 85, n. 4, p. 479-489, 2010.

3. THOMAS, L. Alergia ao aipo. Disponível em: https://www.news-medical.net/health/celery-allergy-(portuguese).aspx. 

Tem mais dúvidas se o bebê pode comer salsão ou outros alimentos? Deixe nos comentários!

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair