Sim, bebê pode comer semente de abóbora. Elas são uma excelente fonte de nutrientes, como zinco, magnésio, ferro e ácidos graxos saudáveis.
No entanto, devido ao risco de engasgo, é fundamental oferecer a semente de abóbora em um formato seguro. Abaixo você pode ver como oferecer semente de abóbora para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer semente de abóbora para o bebê de 6 meses?
Como disse, as sementes de abóbora, como são um pouco grandes, oferecem risco de engasgo. Ofereça sempre moída. Pode adicioná-las sobre legumes ou frutas, em receitas como pães e muffins.
A pasta de semente de abóbora também pode ser oferecida, mas misturada ao iogurte (para maiores de 1 ano) ou diluída em água, pois devido à textura pode grudar no céu da boca e assim, tem maior risco de engasgo.
Como oferecer semente de abóbora para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber mais sobre como oferecer semente de abóbora para o bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da semente de abóbora
Bebe pode comer semente de abóbora por ser um alimento rico em antioxidantes, proteínas, gorduras boas, vitamina E, vitaminas do complexo B e dos minerais ferro, potássio, magnésio e, principalmente o zinco.
Você sabia?
Ao invés de descartar as sementes que retirar da abóbora, aproveite para adicionar em granolas ou tortas. Retire as sementes, lave para retirar a polpa, leve ao forno para secar e triture antes de usar.
Curiosidades sobre a semente de abóbora
- Nutrientes Ricos: As sementes de abóbora são uma fonte concentrada de nutrientes essenciais, como zinco, magnésio, ferro, potássio e ácidos graxos saudáveis, como o ômega-3.
- Fibras Saudáveis: Elas são uma excelente fonte de fibras, o que pode ajudar na saúde digestiva.
- Rico em Antioxidantes: Essas sementes contêm antioxidantes como carotenóides e vitamina E, que ajudam a combater danos causados pelos radicais livres no corpo.
- Benefícios para o Sono: A semente de abóbora contém triptofano, um aminoácido que pode auxiliar na produção de serotonina, favorecendo um sono mais tranquilo.
- Potencial Antimicrobiano: Alguns estudos sugerem que certos componentes das sementes de abóbora têm propriedades antimicrobianas, podendo ajudar a combater micro-organismos prejudiciais.
- Sustentabilidade: Utilizar as sementes de abóbora também contribui para reduzir o desperdício, já que muitas vezes são descartadas ao se preparar a abóbora, mas podem ser reaproveitadas para criar alimentos nutritivos.
Quer saber mais sobre a semente de abóbora na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer semente de abóbora, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
VALE, C. P. et al. Composição e propriedades da semente de abóbora. Fag Journal of Health, v. 1, n. 4, p. 79, 2019. ISSN 2674-550X.
Deixe um comentário