Bebê pode comer semente de girassol?

Sim, bebê pode comer semente de girassol. As sementes de girassol são ricas em nutrientes, no entanto oferecem risco de engasgo caso sejam oferecidas inteiras.

Abaixo você pode ver como oferecer semente de girassol para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer semente de girassol para o bebê de 6 meses?

As sementes de girassol, como são um pouco grandes, oferecem risco de engasgo. Ofereça sempre moída. Pode adicionar sobre os legumes ou frutas, em receitas como pães e muffins. 

A pasta de semente de girassol também pode ser oferecida, mas misturada ao iogurte (para maiores de 1 ano) ou diluída em água, pois devido à textura pode grudar no céu da boca, aumentando assim o risco de engasgo.

Bebê pode comer semente de girassol - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil
Banana com semente de girassol moída
Banana com semente de girassol moída
Iogurte com pasta de semente de girassol
Iogurte com pasta de semente de girassol

Como oferecer semente de girassol para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber mais sobre como oferecer semente de girassol para o bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da semente de girassol

Bebê pode comer semente de girassol por ser um alimento rico em gorduras boas, proteínas, fibras e vitamina E principalmente.

Você sabia?

As proteínas de sementes de girassol são ótimas para utilizar como substitutos da carne, em enriquecimento de pães, massas e biscoitos.

O óleo de girassol é um subproduto das sementes, porém são produzidos com sementes transgênicas, o que o faz deixar de ser uma opção saudável.

Curiosidades sobre a semente de girassol

  1. As sementes de girassol são um alimento muito nutritivo e podem ser introduzidas a partir dos 6 meses de idade, mas não devem ser oferecidas inteiras antes dos 2 anos.
  2. As sementes de girassol são uma excelente fonte de proteínas, fibras, gorduras saudáveis e outros nutrientes.
  3. O girassol é uma planta que simboliza alegria, luz do sol e vivacidade, e suas sementes são consideradas um alimento funcional devido à sua composição rica em vitamina E, beta carotenos e fosfolipídios.
  4. As sementes de girassol podem ser consumidas cruas, tostadas, salgadas ou utilizadas em receitas, sendo uma opção versátil na alimentação.

Quer saber mais sobre a semente de girassol na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer semente de girassol, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. Murate, E. H.; Prudencio-Ferreira, S. Propriedades funcionais de concentrado protéico extrusado de sementes de girassol. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 42, n. 2, Curitiba, 1999.

2. Skoric, D.; Jocic, S.; Sakac, Z.; Lecic, N. Genetic possibilities for altering sunflower oil quality to obtain novel oils. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, v. 86, n. 4, April, 2008.

Tem mais dúvidas se o bebê pode comer semente de girassol ou outros alimentos? Deixe nos comentários!

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair