Bebê pode comer tofu?

Sim, bebê pode comer tofu. O tofu é um alimento feito de soja e é uma boa fonte de proteína vegetal. 

Embora seja raro, algumas crianças podem ser alérgicas à soja. Portanto, é importante estar atento a qualquer sinal de reação alérgica após a introdução do tofu.

Abaixo você pode ver como oferecer tofu para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer tofu para o bebê de 6 meses?

São alimentos potencialmente alergênicos então devem ser oferecidos de forma gradual e de preferência entre os 6-9 meses, dentro da janela imunológica (veja mais no app BLW Brasil sobre risco de alergias). 

Se o bebê tiver histórico de alergia na família, consulte o pediatra antes de introduzir o tofu e o tempeh. O tofu e o tempeh são provenientes da soja, e são boas formas de se oferecer essa leguminosa.

Diferenças entre tofu e tempeh:

O tofu é feito a partir da bebida vegetal de soja. 

Ele pode ser cortado em fatias de 1 dedo para oferecer puro. Também pode ser usado para fazer almôndegas ou patê. 

O tempeh é feito de soja fermentada. Depois de cozido, pode ser cortado em fatias de 1 dedo de espessura.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o tofu amassado.

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer tofu - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer tofu para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer tofu para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do tofu

Fonte de proteínas, ferro, cálcio, fósforo, ômega 3 e 6 as isoflavonas, que atuam como antioxidantes no organismo.

O tofu é um alimento alergênico comum. A alergia à soja é comum em bebês e crianças pequenas, e pode ser superada com o tempo. Alguns bebês alérgicos ao leite de vaca também são alérgicos à soja. 

Podem ocorrer e surgem sintomas como vermelhidão na pele, coceiras e até dificuldade na respiração. Se o bebê tiver histórico de alergia na família, consulte o pediatra antes de introduzir produtos de soja.

Ofereça sempre em pequena quantidade na primeira vez para observar se há alguma reação. Veja mais na seção sobre “risco de alergias” no app BLW Brasil.

Você sabia?

Tofu: É conhecido também por “queijo” de soja. Produzido através do extrato de soja filtrado e com a adição de um coagulante. Têm proteínas de alto valor biológico, mesmo sendo de origem vegetal. O tofu pode ser marinado em azeite, ervas e temperos naturais. Evite usar molho de soja (shoyu), por causa da alta concentração de sal.

Tempeh: É obtido da soja, que é fermentada, fervida, os grãos são descascados e cozidos novamente. Tem um formato retangular e precisa de um preparo antes de comer, como grelhar ou cozinhar mais um pouco.

Curiosidades sobre o tofu

  1. Origem: O tofu tem origem na China, onde é consumido há mais de 2.000 anos. Acredita-se que tenha sido descoberto durante a dinastia Han.
  2. Processo de fabricação: O tofu é feito coagulando o leite de soja e separando a parte sólida (coalhada) da líquida (soro). A coalhada é então prensada para formar o tofu.
  3. Variedades: Existem diferentes tipos de tofu disponíveis, como tofu macio, tofu firme, tofu extrafirme e tofu sedoso. A consistência varia de acordo com a quantidade de água removida durante o processo de fabricação.
  4. Proteína vegetal: O tofu é uma excelente fonte de proteína vegetal. Em uma porção de 100 gramas de tofu firme, você pode encontrar aproximadamente 8-10 gramas de proteína.
  5. Versatilidade culinária: O tofu é um ingrediente muito versátil na culinária. Devido à sua textura neutra, pode ser usado em uma variedade de pratos, desde mexidos até grelhados, assados, fritos e até mesmo sobremesas.
  6. Alternativa vegana: O tofu é frequentemente usado como uma alternativa ao queijo ou à carne em pratos vegetarianos e veganos, devido à sua textura e capacidade de absorver sabores.
  7. Benefícios à saúde: O tofu é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B. Além disso, é uma boa fonte de isoflavonas, que são compostos vegetais com propriedades antioxidantes.
  8. Digestibilidade: O tofu é facilmente digerido pelo organismo devido ao processo de coagulação e à remoção de certos componentes da soja durante a fabricação.

Quer saber mais sobre o tofu na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer tofu, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. American Academy of Pediatrics. (s.d.). Alergias alimentares comuns. Disponível em: https://www.healthychildren.org/english/healthy-living/nutrition/pages/common-food-allergies.aspx

2. Food Allergy Research & Education. (s.d.). Alérgenos comuns: Soja. Disponível em:  https://www.foodallergy.org/living-food-allergies/food-allergy-essentials/common-allergens/soy

3. Pauletto, F. B., & Fogaça, A. O. (2012). Avaliação da composição centesimal de tofu e okara. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, 13(1), 85-95.

4. Harvard T.H. Chan School of Public Health. (s.d.). Soy. Disponível em:  https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/soy/

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair