Bebê pode tomar chá?

Sim, bebê pode tomar chá. No entanto, não há a necessidade de oferecer aos 6 meses, prefira oferecer a partir dos 9 meses e em pequenas quantidades. Abaixo você pode ver como oferecer chá para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer chá para o bebê de 9 meses?

As plantas na forma de infusões como camomila, erva cidreira e hortelã, podem ser oferecidas para bebês a partir dos 6 meses, sem adição de açúcar ou adoçante, desde que não substituam nenhuma refeição. 

Mas como dissemos, não há uma necessidade real de oferecer aos 6 meses. Nessa fase, a prioridade ainda é introduzir e estabelecer o consumo de água. Mas se for costume da família, prefira oferecer após os 9 meses, em pequenas quantidades, para que o sabor “adocicado” não estimule a recusa da água.

Prepare uma infusão e sirva em temperatura morna em um copinho de boca aberta, preferencialmente de vidro ou inox. Se for utilizar um copo de plástico, certifique-se de que é livre de BPA. O BPA (Bisfenol-A) é uma substância maléfica ao ser humano que bebês até 12 meses não conseguem eliminar. 

Bebê pode tomar chá- Como oferecer no copo
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer chá para o bebê de 12 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer cenoura para bebê de 12 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Curiosidades sobre o chá

Existe uma diferença entre chás e infusões. 

O Chá é a infusão de uma planta de origem chinesa chamada de Camellia sinensis, também conhecida como “Chá-da-Índia” ou, simplesmente, “chá”. 

Chá preto, branco e verde são oficialmente bebidas que podem ser chamadas de chá. Qualquer outro preparo, não é chá, mas sim, uma infusão.

Como já dito acima, os chás possuem cafeína, que é estimulante e possui efeito sobre a função mental e comportamental.  

O alimento com essa substância, como chá e café, não traz benefícios e ainda é capaz de causar diversos efeitos adversos, com o poder inclusive de interferir no desenvolvimento dos sistemas nervoso e cardiovascular do bebê.

Quer saber mais sobre o chá na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode tomar chá, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília, DF, 2021.

2. CARVALHO, E. A. et al. Uso de cafeína em crianças e adolescentes. Revista Médica de Minas Gerais, v. 28, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20180005.

3. DARONCH, O. C. et al. Contaminação em larga escala por Bisfenol-A: estamos conscientes do risco e formas de exposição? Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 11, p. 4339-4345, 2020.

4. LEMOS-JR, H. P.; LEMOS, A. L. A. Hortelã. Diagnóstico e Tratamento, v. 17, n. 3, p. 115-7, 2012.

5. LIMA, S. S.; LIMA-FILHO, R. O.; OLIVEIRA, G. A. L. Aspectos farmacológicos da Matricaria recutita (camomila) no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada e sintomas depressivos. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 20, n. 2, abr.-jun. 2019. ISSN 1518-8361.

6. OLIVEIRA, C. C. A.; SANTOS, J. S. Compostos ativos de capim-cidreira (Cymbopogon citratus): uma revisão. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, e263101220281, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409.

7. SANTOS, A. A. O uso de fitoterápicos e plantas medicinais no cuidado de crianças: o papel do enfermeiro. Trabalho de Conclusão de Curso. UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

8. SAIGG, N. L.; SILVA, M. C. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 7, n. 1, p. 69-89, 2009.

9. SILVEIRA, M. M. S. et al. Fitoquímica dos chás: benefícios e propriedades da mentha piperita. 9º FEPEG – Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, Set. 2015. ISSN 1806-549X.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair