10 benefícios das atividades físicas para crianças e adolescentes

Saiba como a prática de atividades físicas pode ajudar as crianças e adolescentes a desenvolverem hábitos saudáveis, melhorar seu desempenho escolar e combater doenças relacionadas ao peso.

Hoje trouxe um assunto que não é exclusivo da nutrição, mas que merece grande atenção de todos: os benefícios das atividades físicas (para as crianças e para os adultos!).

A modernidade vem fazendo com que a cada dia mais pessoas diminuam suas atividades físicas cotidianas e aumentem o consumo de alimentos de baixo valor nutricional e cheios de ‘calorias vazias’, causando um impacto, que não poderia ser diferente: os índices de saúde e a qualidade de vida estão sendo impactados negativamente.

Infelizmente, esse impacto vem atingindo também as crianças e adolescentes: dados do IBGE (2014) mostram que o sobrepeso vem aumentando ano a ano e hoje atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos.

Com o crescente aumento do sobrepeso, obesidade e as doenças correlacionadas, há uma preocupação mundial com a melhora dos hábitos alimentares e também com o incentivo à prática de exercícios.

Muitos estudos têm mostrado os benefícios da prática de atividade física para as crianças e adolescentes de todas as idades, de 0 a 19 anos. Os principais objetivos desta orientação são desenvolver hábitos saudáveis de vida e estimular o prazer e o interesse pela atividade, não visando o rendimento e melhor desempenho em competições.

Leia também: Alimentação Saudável Infantil – A importância da interação dos pais

A importância da prática de atividades físicas

Dentre os muitos benefícios da atividade física às crianças e adolescentes, podemos citar:

  • Estímulo ao bem-estar e formação de hábitos saudáveis de vida;
  • Promoção da convivência em comunidade de forma saudável;
  • Auxílio no desenvolvimento da autonomia e na formação do carácter;
  • Estímulo ao domínio do próprio corpo;
  • Melhora no desenvolvimento motor;
  • Melhora no desempenho escolar;
  • Estímulo ao crescimento e o desenvolvimento de ossos e músculos;
  • Desenvolvimento e manutenção da flexibilidade;
  • Auxílio no controle de peso e combate ao surgimento de diversas doenças à curto, médio e longo prazo, tais como diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, cânceres, etc;
  • Incentivo a se tornar um adulto fisicamente ativo.

Os pais, familiares e a escola devem fornecer apoio e orientação sobre como começar a atividade: pergunte se eles querem fazer um esporte de equipe ou individual e/ou se querem se inscrever em uma aula ou fazer a sua atividade com um amigo ou membro da família, mesmo na presença de doenças, levando em consideração que são raras as contraindicações absolutas à prática de exercícios físicos.

Abaixo listo algumas dicas sobre o que os adultos podem (e devem!) fazer para estimular a prática de exercícios nos menores:

  1. Seja o principal exemplo: assim como na alimentação, os adultos são ‘espelhos’ para as crianças, ou seja, de nada adianta queremos que a criança seja mais ativa se nós preferirmos ficar deitados no sofá o dia inteiro;
  2. Inclua atividades físicas em programas familiares: irem ao parque para andar de bicicleta ou patins, caminhar pela cidade, etc;
  3. Encoraje a criança a ser ativa: ensine e participe de brincadeiras como chutar bola, pular corda, andar de bicicleta, brincar de pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, etc;
  4. Apoie a participação do menor em todos os tipos de atividade, sejam individuais ou coletivas: independentemente do tipo de atividade escolhida;
  5. As crianças precisam se sentir motivadas a desfrutar a prática dos esportes: elogie-as a cada pequeno passo alcançado;
  6. Estabeleça limites de tempo para assistir televisão e mexer em eletrônicos: que não devem passar de 2h/dia, alternando com momentos fisicamente ativos;
  7. Quando presentear a criança, dê preferência aos brinquedos que estimulem as atividades físicas, como por exemplo: bicicleta, skate, corda, pipa, discos de plástico, etc.

Lembre-se sempre:

“Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente.”

Hipócrates

Aproveite o final de semana para propor novas atividades físicas aos pequenos e participar com eles! 😉

Imagem de capa: Canva

Quer conversar mais sobre atividades físicas para crianças e adolescentes? Deixe nos comentários!

Danielle Andrade | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2011 (CRN3 - 34430) e sou especialista em nutrição materno infantil e comportamento alimentar desde 2015. Meu atendimento tem foco na disciplina positiva com respeito e empatia, quero mostrar aos cuidadores a importância de se entender o “porquê a criança não come”, indo além do alimento ou quantidade em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair