O BLW é uma abordagem que permite que o bebê explore e experimente alimentos de forma independente, seguindo o ritmo e as preferências do próprio bebê. Portanto, se você escolheu essa abordagem como forma de fazer a introdução alimentar do seu bebê, saiba que está prestes a embarcar numa jornada incrível.
Ao começar é natural que surjam muitas dúvidas, principalmente em relação a quantidade de refeições que o bebê deve fazer e como montar um cardápio para bebês de 6 meses. Pensando nisso, pegamos as principais informações do nosso app BLW Brasil e incluímos nesse artigo para que você veja como começar.
Leia nosso artigo: Abordagem BLW na prática – 4 coisas que você precisa saber
Qual o número de refeições ideal?
A maior preocupação no primeiro ano do bebê é saber se está atingindo os marcos de desenvolvimento e ganhando peso.
E, quando falamos de introdução alimentar, uma pergunta que sempre aparece é: “Quanto devo oferecer de comida ao bebê?”
Sinceramente, seria mais fácil se houvesse uma regra sobre isso. Mas não existe!
E por quê? Porque cada bebê é único com demandas e necessidades nutricionais diferentes.
Então, a única “regra” sobre quantidades é: quem define o quanto quer comer é o bebê. Cabe a nós, cuidadores, confiar e respeitar.
Nas primeiras semanas após seu nascimento, o bebê toma apenas um pouco de leite e, à medida em que vai crescendo e se desenvolvendo, a ingestão aumenta. Na introdução alimentar acontece mais ou menos da mesma forma.
Para ajudar, no nosso app BLW Brasil temos um Guia completo sobre introdução alimentar detalhando quando e como oferecer todas as refeições. Além disso, temos cardápios feitos por nutris infantis para cada idade do bebê. Dessa forma, fica bem mais tranquila e leve a introdução alimentar. Se ainda não tem, baixe gratuitamente para Android e IOS.
O ideal é começarmos a criar uma rotina alimentar pro bebê desde o início, oferecendo os alimentos em horários semelhantes que não precisam ser fixos (depois do bebê dormir, voltar do parquinho, etc.) todos os dias e, de forma lenta e gradual, adicionar as refeições à medida que demonstram mais interesse.
Também recomendo iniciar apenas com uma refeição para que você e o bebê não fiquem sobrecarregados com a nova habilidade que estão aprendendo. É tudo novidade pra vocês dois!
Alguns bebês aceitam 1-2 refeições por dia no início, já outros levam mais tempo.
As únicas coisas em comum em todos os bebês é que o leite (materno ou fórmula) segue sendo o principal alimento até um ano e que bebês com fome e/ou sono não terão interesse em explorar os alimentos e comer, ou seja, atenda primeiro as necessidades.
Lembre-se que este é apenas um guia. Se o bebê estiver interessado, você pode oferecer mais! Mas se o seu bebê ainda não está muito interessado em comer, não há necessidade de apressá-lo.
Como usar o cardápio para bebês de 6 meses
No app BLW Brasil temos cardápios para todos os meses do bebê, todos elaborados por nossas nutricionistas. O cardápio para bebês de 6 meses começa no dia 1 com apenas 1 alimento e a quantidade de alimentos oferecidos diariamente vai aumentando gradualmente nas semanas seguintes.
No cardápio para bebês de 6 meses recomendamos começar com 1 refeição por dia nas primeiras semanas e acrescentar mais refeições aos poucos no próximo mês.
Ofereça os alimentos em um horário que o seu bebê está disposto, sem sono e já alimentado (leite materno ou fórmula). Pode ser pela manhã ou tarde. Apenas evite introduzir novos alimentos à noite para ser possível monitorar reações alérgicas.
Até 1 ano, a principal fonte de nutrição do bebê é o leite materno ou fórmula. É comum o bebê comer muito pouco nas primeiras semanas de introdução alimentar. Se você tiver dúvidas sobre isso veja o nosso guia do aplicativo como fazer a introdução alimentar.
Esse guia pode servir como inspiração de quais alimentos oferecer ao bebê primeiro. Após cada introdução, você pode marcar com um check e fazer anotações no diário, dentro do app!
Vale lembrar que o cardápio é uma sugestão e os alimentos podem ser substituídos. No entanto, quando falamos sobre alimentos alergênicos (que estão com * no cardápio), o ideal é que eles sejam oferecidos na ordem proposta, tendo em vista o intervalo recomendado de apresentação entre eles.
Você também pode organizar sua rotina com a Lista de Compras!
Ao selecionar o cardápio da semana, clique em botão lista de compras ao final para saber o que falta comprar para deixar tudo pronto para a semana, confira abaixo:
Você também pode clicar nos alimentos para mais informações de como oferecer (cortar e cozinhar) de forma segura ou para ver sugestões de receitas. Temos mais de 550 receitas disponíveis!
É importante reforçar a importância de sempre seguir os sinais de fome e saciedade do seu bebê (empurrar/fazer para-brisa com a comida, dispersar, jogar a comida, pedir pra sair da mesa, etc). Comece com porções pequenas e ofereça mais se o bebê parecer estar interessado ou ainda com fome. Se parecer saciado, não tente fazê-los comer mais.
Como disse antes, não é necessário começar com 3 refeições por dia. Porém, se você estiver comendo e o bebê demonstrar interesse pela sua comida, pode oferecer para ele provar (desde que seja adequada em tempero e preparo).
Lembre-se de comer junto com o seu bebê sempre que puder, seu exemplo é a melhor forma dele ensiná-lo a comer.
Quer ter acesso a mais cardápios, receitas e como oferecer os alimentos de forma segura? Baixe nosso app BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Imagem: acervo pessoal Gabi Guedes.
Deixe um comentário