Chupar dedo ou chupeta: qual é a melhor opção?

Descubra por que chupar dedo é mais natural e benéfico para o desenvolvimento do bebê do que o uso da chupeta.

Calma, mamãe! É rotineiramente acreditado que a chupeta, por se tratar de um objeto (percepção que assim será mais fácil a remoção depois), é uma melhor opção para nossos filhos do que o hábito de chupar dedo. E, pasmem, muitos profissionais pensam da mesma forma.

No entanto, vou explicar para vocês porque isso não é verdade! Chupar dedo é um comportamento normal dos bebês, muitas de vocês com certeza viram essa cena no ultrassom quando estavam grávidas, não é mesmo? (Se não, na internet você encontra facinho…).

Ou seja, é fisiológico e natural para o bebê, algo que ele fez durante a gestação e é também normal durante os primeiros meses de vida. Hábitos de sucção, tanto das mãos quanto dos pés, levar objetos à boca, fazem parte do autoconhecimento e desenvolvimento do bebê.

Chupar dedo é natural

Já adicionar a chupeta nessa história de maneira nenhuma é natural, entendem? Ela não se ajusta à boca do bebê (chupetas ortodônticas não são melhores) e apresenta uma textura e consistência muito diferentes do dedinho quando comparada. Além disso, os efeitos a longo prazo são potencialmente mais prejudiciais para o desenvolvimento das arcadas dentárias e o pior: aumentam muito o risco de desmame precoce por conta da famosa confusão de bicos!

Portanto, se houver dúvidas entre permitir uma das opções, saibam que o dedo é a melhor opção. Pois além de tudo isso, a chance do bebê deixar o hábito espontaneamente é muito grande, após a fase oral, principalmente se amamentados.

Leia também: Quando iniciar a higiene bucal do bebê: 3 dicas e recomendações

A cultura da chupeta

A cultura da chupeta é muito forte no nosso meio, onde ela é considerada peça importante no enxoval do bebê, pois é aceita por alguns como calmante e sabemos que é um ótimo indutor de sono. Se você, mamãe, optar por usar, tudo bem, mas existem também outras maneiras de acalmar e acolher o bebê no momento do choro. Também passei por isso e sei exatamente como se sentem!

Alternativas para acalmar o bebê

Se você está procurando alternativas à chupeta para acalmar seu bebê, aqui estão algumas sugestões:

  1. Amamentação: A amamentação não só alimenta o bebê, mas também proporciona conforto e segurança.
  2. Contato físico: Segurar o bebê, acariciá-lo e falar suavemente pode ajudar a acalmá-lo.
  3. Música suave: Cantar para o bebê ou tocar música suave pode ser reconfortante.
  4. Movimento: Balançar suavemente o bebê ou usar um balanço de bebê pode ajudar a acalmá-lo.
  5. Ambiente tranquilo: Manter um ambiente tranquilo e confortável, com iluminação suave e poucos ruídos, pode ajudar a reduzir o estresse do bebê.

Cuidados na remoção da chupeta

Saiba também que um dia será necessária a remoção da chupeta (assunto para outro post? Rsrs) e um odontopediatra pode ser uma ajuda importante tanto no acompanhamento do seu bebê quanto no suporte quando chegar esse momento.

De maneira geral, recomendamos que não passe dos 2 anos, pois quanto antes removida, menor a necessidade de intervenção para correção da posição dos dentinhos.

Estratégias para a remoção do hábito de chupar dedo

Há estratégias para remoção do hábito de chupar dedo também, mas como comentei logo acima, é uma minoria dos bebês que não deixam o hábito espontaneamente. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  1. Ofereça alternativas: Dê ao bebê brinquedos de dentição ou outros objetos seguros para morder.
  2. Reforce positivamente: Elogie e recompense o bebê quando ele não estiver chupando o dedo.
  3. Distraia o bebê: Mantenha o bebê ocupado com brincadeiras e atividades para evitar que ele chupe o dedo por tédio ou ansiedade.

Se tiverem alguma dúvida, por favor deixem nos comentários! Desejo mais uma vez muitos sorrisinhos lindos por aí.

Imagem de capa: Canva

Natalia Carlete | Odontopediatra

Sou Natália Osswald Carlete, uma apaixonada por cuidar dos sorrisos dos pequenos. Sou odontopediatria (CRO-19206) e laserterapeuta em Paranacity-PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair