Como demonstrar amor aos filhos em 5 dicas

Quer saber como demonstrar amor aos filhos? Veja 5 formas de fortalecer o vínculo com seus filhos através de gestos simples e afeto verdadeiro.

Olá, queridas leitoras! Como vão? Espero que estejam bem!

Aqui na minha cidade está fazendo um friozinho bom — perfeito para ficar em casa com os rebentos e assistir a um filminho!

Muitas vezes, ficamos esperando a “ocasião perfeita” para aproveitar o momento… e acabamos deixando a vida passar. Quando nos damos conta, os filhos cresceram e estão atrás dos próprios sonhos.

Claro que isso é maravilhoso! Para quem já tem filhos adultos, vê-los lutando, se dedicando e agindo como pessoas responsáveis é motivo de orgulho. Mas será que ainda dá tempo de passar mais momentos com eles? Espero, de coração, que sim.

O Dia das Mães passou, e desejo sinceramente que todas as mamães tenham dado um abraço apertado em seus filhos e dizer o quanto eles são importantes.

A importância de expressar sentimentos

Infelizmente, muitos adultos têm dificuldade em lidar com os próprios sentimentos — e mais ainda em expressá-los. Talvez você, que está lendo este texto, não se sinta à vontade para dizer a alguém o quanto gosta dela. Talvez até ache bobo…

Mas nossos filhos podem (e devem) ser estimulados a expressar seus sentimentos como forma de demonstrar afeto. Por que será que dizer “eu te amo” é visto como fraqueza? Por que damos flores apenas aos mortos? Será que tratamos os vivos como se fossem imortais?

A gentileza começa em casa, com atos e palavras. Não adianta tentar explicar o que é gentileza se nossas ações mostram o contrário.

Sempre ouvimos que “não podemos ensinar o que não aprendemos”. Então, se não aprendemos a demonstrar amor, como ensinaremos nossos filhos?

A boa notícia: todos podemos mudar

Cada pessoa precisa entender que não somos incapazes de quebrar os padrões antigos. Às vezes, com esforço e dedicação; outras, com ajuda profissional. O importante é lembrar que todos estamos em constante transformação. E a mudança é possível.

Leia também: Educar filhos – Como ensinar valores às crianças

Como demonstrar amor aos filhos

1. Deixe que seus filhos demonstrem afeto por você

Mesmo que não seja seu hábito, retribua o carinho deles! Logo, você vai perceber que aqueles abraços e beijinhos “fora de hora” trazem a força necessária para enfrentar qualquer desafio.

2. Meninos e meninas podem demonstrar afeto igualmente

Não faça comentários negativos quando seu filho lhe abraçar ou sua filha lhe encher de beijinhos. As crianças são sensíveis e acreditam que demonstrar amor deixa a mamãe feliz. Não as decepcione.

3. Evite debochar ou gritar diante de erros

Seus filhos estão aprendendo. Seja paciente. Gritos não os ajudam a evoluir — mas a compreensão, sim.

4. Vá aos eventos escolares sempre que puder

Pode parecer bobagem, mas sua presença faz toda a diferença. Seus filhos se sentem amados e importantes. Muitas pessoas pagam caro para ver artistas que nem sabem quem elas são. E você tem a chance de prestigiar o artista mais importante da sua vida!

5. Não tenha vergonha de demonstrar amor

Mesmo na adolescência, continue demonstrando carinho. Fale, abrace, diga “eu te amo”. Eles precisam saber que sempre terão um lugar seguro para voltar.

O amor não pode esperar!

Hoje, meus filhos ainda são pequenos. Já me acostumei a não questionar o porquê de um abraço inesperado — apenas aceito e aproveito o momento sublime. Esses gestos vão diminuindo com o tempo, mas cabe a nós garantir que as demonstrações de amor não desapareçam.

E aí, você já sabe como demonstrar amor aos filhos? Vamos conversar nos comentários sobre isso? Deixe sua mensagem abaixo!

Imagem de capa: Canva

Luzia Souza

Luzia Souza é uma escritora baiana, que tem contos publicados em mais de quarenta antologias e três revistas literárias. Ama ler, ver séries e como desenhista autodidata tem ilustrações publicadas nas revistas digitais Mar de Lá e Arte do Multiverso. Tem três filhos que ama profundamente! Recentemente publicou seu primeiro livro solo! Costuma sonhar acordada, e ainda está aprendendo a lidar com as próprias falhas enquanto vai construindo o seu próprio caminho de tijolos amarelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair