Como montar um prato equilibrado e atraente para o seu filho

Se você sempre fica na dúvida se seu filho está comendo todos os nutrientes que precisa. Veja aqui como montar um prato equilibrado e atraente para as crianças.

Garantir que seu filho se alimente de forma saudável pode ser um desafio, mas com algumas estratégias simples, é possível criar um prato equilibrado, visualmente atrativo e muito nutritivo. Seguindo a abordagem da Harvard School of Public Health, um prato equilibrado para toda a família pode ser descomplicado e delicioso.

Como montar um prato equilibrado

Dividir o prato de maneira equilibrada é o segredo para uma refeição saudável. De acordo com o método Harvard, o prato equilibrado e saudável é dividido da seguinte forma:

50% vegetais e frutas: frescos e da estação, esses ocupam a maior parte do prato. Desde o início da introdução alimentar, variar texturas e cortes é uma ótima opção.

25% grãos, cereais e tubérculos: opte por opções integrais, como quinoa, arroz integral e batata doce, para acompanhar a refeição.

25% proteínas: escolha entre proteínas animais (aves, peixes, ovos) e vegetais (leguminosas, sementes). Priorize carnes brancas como frango e peixe, evitando carnes vermelhas processadas.

Melhores gorduras: azeite de oliva extra virgem e abacate são excelentes opções.

Hidratação saudável: prefira água e suco natural e evite os refrigerantes, eles são ricos em açúcares e ocupam espaço no estômago, deixando pouco espaço para alimentos mais nutritivos.

Estratégias para uma refeição sem estresse

Tem criança reclamando das refeições por aí e te deixando sem saber o que fazer? Se seu filho anda relutante em relação às refeições, aqui estão algumas dicas para tornar o momento mais agradável.

Leia também nosso artigo: “Por que meu filho não come?” Entenda a seletividade alimentar em 3 dicas

Evite colocar muita comida no prato

Além de diminuir o desperdício (e as nossas expectativas), quando a criança está sem fome ou sem interesse para comer, muita comida pode assustá-la ou até deixá-la irritada. Pequenas porções são bem menos intimidantes.

Sempre coloque no prato um alimento de segurança

Adicione pelo menos 1 ou 2 alimentos que seu filho ame ou que ele coma mais de 50% das vezes em cada refeição. Além de deixar o momento mais leve, isso vai deixar seu filho mais confortável para querer comer e, quem sabe, experimentar as outras opções do prato.

Invista em utensílios como espetinhos e forminhas coloridas

Da mesma forma que nós adultos, a criança também come com os olhos. Então, quando incluímos esses utensílios (principalmente de algum bichinho ou personagem que seu filho gosta), a refeição fica bem mais divertida e atrativa.

Coloque mais na mesa para que ele possa se servir

De preferência use potinhos pequenos ou transparentes, para que ele consiga ver o que tem dentro.

Dica extra: Experimente o aplicativo Garfinho, lá tem muitas inspirações de atividades e de como variar a apresentação dos alimentos para fazer a refeição ficar mais leve e divertida, além de mais de 500 receitas e cardápios! Disponível gratuitamente para Android e IOS.

E se ele deixar comida no prato?

Às vezes, fica aquele restinho no prato, né? É importante conversar sobre o desperdício e entender o que nosso corpo tá pedindo.

Quando seu filho quiser repetir, pergunte se ainda tá com fome e pra ele escutar a barriguinha dele. Se quiser mais, peça para pegar só um pouquinho e servir de novo se ainda quiser mais.

Jamais insiste pra comer além do que quer, mesmo que sobre muita coisa. As sobras podem se transformar em comidinhas deliciosas depois. Iogurte vira um sorvetinho, frutas podem virar uma geleia gostosa, e até os pratos salgados podem ganhar uma nova vida em outras receitas.

É legal ensinar sobre a fome e a satisfação. Pergunte antes e depois das refeições para entender o que o corpo tá querendo dizer. Para ajudar a entender melhor, dá pra comparar com bichinhos: 

“Qual o tamanho da sua fome?”

  • De formiga – bem pequena
  • De leão – fome média
  • De girafa – muita fome

Fazer as refeições serem legais pode ser meio desafiador, mas com carinho, criatividade e respeito pelo que cada um precisa, dá pra preparar pratos bem gostosos e que todo mundo curte.

Quais outras estratégias você usa para montar um prato equilibrado? Me conte nos comentários!

Lílian Mendonca | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2016 (CRN4 - 19101481) e especialista em Saúde do Adolescente desde 2017, onde descobri o amor pela nutrição materno infantil. Desde então, tenho me especializado todos os dias para realizar minha missão: termos gerações mais saudáveis e felizes ao se alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair