Como montar uma lancheira saudável em 6 dicas

O objetivo de montar uma lancheira saudável é oferecer alimentos equilibrados e variados para as crianças, incluindo diferentes grupos alimentares. A ideia é seguir a mesma lógica quando montamos um pratinho no dia a dia, quando falamos sobre as refeições principais, mas por ser um lanche, muito mais fácil de preparar.

Quer saber como montar uma lancheira saudável para os pequenos? Aqui estão algumas dicas para ajudar você diariamente.

Dicas para montar uma lancheira saudável

Lancheira saudável

1. Varie os alimentos

Variação é a chave para uma lancheira saudável. Portanto, tente escolher opções diferentes dentre os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas e outros, e distribuí-las ao longo da semana.

2. Varie os grupos alimentares

A proteína pode ser de origem animal, como iogurte, leite ou queijo, ou de origem vegetal, como bolinho de grão-de-bico, hambúrguer de lentilha ou tofu. Já o carboidrato pode ser pão, tapioca, torta ou bolacha de arroz. Além disso, você também pode preparar receitas simples, como bolinhos ou muffins, ricos em carboidratos, gorduras e proteínas. Nós temos muitas receitas divertidas disponíveis no nosso app Garfinho, que você pode usar para incrementar a lancheira do seu filho.

3. Adicione uma fruta na lancheira

As frutas são práticas, saudáveis e saborosas, e são uma ótima adição à lancheira. Se você estiver incluindo frutas cortadas, certifique-se de usar potinhos fechados para garantir a conservação adequada.

4. Conte com o apoio de lancheiras

Use lancheiras térmicas para garantir que os alimentos fiquem frescos durante todo o dia. É importante ter cuidado com os lácteos e alimentos perecíveis em dias quentes.

5. Não se esqueça da água

A água é sempre a melhor opção para a hidratação e deve estar sempre presente na lancheira do seu filho.

6. Monte a lancheira com a criança

Convidar seu filho para participar da montagem da lancheira, quando possível, pode ser uma ótima maneira de aumentar seu interesse na comida. Se isso não for possível, adicione elementos divertidos, como mini-garfinhos temáticos ou pequenas surpresas, como recadinhos ou alimentos favoritos. Essas atitudes de carinho podem ajudar a moldar uma boa relação com a comida.

Outras dicas essenciais para montar uma lancheira saudável

Tenha em mente que lanche é apenas uma refeição do dia, então não precisamos exagerar na quantidade. Uma lancheira muito recheada pode diminuir o apetite na refeição principal.

Evite refrigerantes, doces e pacotes de salgadinhos. Se seu filho tem mais de 2 anos, você não precisa proibir sempre, mas consumir diariamente não é o indicado. Dê preferência a alimentos in natura no lugar de alimentos ultraprocessados com alto teor de gordura, açúcar, sal, etc.

E sempre que puder planeje-se antecipadamente! Planejar a lancheira com antecedência ajuda a evitar compras impulsivas e a escolha de alimentos menos saudáveis. Além disso, permite que você tenha tempo para preparar receitas caseiras.

Vale lembrar que no app Garfinho temos mais de 550 receitas para todas as refeições do dia, incluindo lanches rápidos, fáceis, saborosos e principalmente, muito saudáveis. Basta usar nossos filtros que você encontra receitas que ficam prontas em 5 minutos! Falando nisso, temos uma dica especial para você.

Dica especial: baixe o app Garfinho

No app Garfinho, além de receitas incríveis e saudáveis, temos sugestões para lancheirinha na parte de refeições. Todos os dias sugerimos opções diferentes e nutritivas com cardápios elaborados por mim. Além disso, também temos opções vegetarianas e veganas e damos dicas sobre como substituir o ovo nas receitas. Quer saber mais? Baixe gratuitamente o nosso aplicativo Garfinho, disponível para Android e IOS!

Tenho certeza que com essas dicas, você pode criar lancheiras equilibradas e saudáveis para seus filhos.

Quer saber mais sobre como montar uma lancheira saudável? Deixe um comentário abaixo!

Jessica Sanguedo | Nutricionista

Sou nutricionista (CRN4 - 20102053), internacionalista e mãe de um bebê que é meu maior caso de sucesso com BLW! Também sou pós-graduada em nutrição clínica pela UFRJ, com cursos de seletividade alimentar e nutrição infantil. Realmente acredito que a nutrição muda vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair