As crianças têm necessidades nutricionais específicas e precisam de uma dieta equilibrada para crescerem saudáveis e fortes. Para garantir que essas necessidades sejam atendidas, é importante planejar as refeições de forma adequada e planejar as refeições da criança no dia a dia.
Alimentar as crianças com regularidade pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para as mães que trabalham fora de casa e têm que conciliar os afazeres diários.
As crianças precisam de 3 refeições principais por dia e 2 a 3 lanches.
O ideal é que as refeições aconteçam em horários previsíveis, pois isso ajuda a estabelecer uma rotina alimentar e a evitar o excesso de alimentos entre as refeições.
Além disso, é importante garantir um intervalo de 2 a 4 horas entre as refeições e os lanches para que a criança possa se sentir satisfeita durante todo o dia.
Se você está procurando uma forma de planejar as refeições da criança, é importante ficar atento aos sinais. Uma boa indicação de que é hora de estabelecer um cronograma alimentar é quando a criança começa a perguntar o que vai acontecer a seguir ou o que tem para o jantar.
Nesse caso, você pode considerar a implementação de um cardápio ou um quadro de rotinas para a sua família. É importante que todos da família estejam cientes do plano alimentar e possam contribuir com ideias e opiniões.
Quer mais dicas? Não deixe de ler nosso artigo: Como criar a rotina alimentar ideal para as crianças.
Confira abaixo algumas dicas para a rotina alimentar ideal:
- A rotina alimentar não deve ser engessada. Você pode adiantar ou atrasar 30 a 40 minutos, conforme necessário. O ponto é que seja uma oportunidade previsível de comer, sem rigidez. Ou seja: o seu filho vai saber que depois do almoço tem um lanche e depois do lanche tem o jantar, por exemplo;
- Faça com que seja do conhecimento de todos. Isso inclui outros cuidadores e parceiros que implementam o cronograma de refeições;
- Mantenha limites com amor em torno do horário das refeições;
- Lembre-se, você decide quando a comida é servida;
- Ter um cardápio ou um planejamento mínimo para as refeições, te ajuda na adesão ao cronograma.
Dicas para planejar as refeições da criança
Como disse, as crianças precisam de uma alimentação equilibrada e completa para garantir o seu crescimento saudável e desenvolvimento adequado e por isso, planejar as refeições da criança é fundamental.
Além disso, as refeições precisam ser planejadas com antecedência, de forma a garantir que as crianças tenham acesso a uma dieta variada e saudável, sem ficarem cansadas da mesma comida. Por isso, separamos algumas dicas práticas que podem ajudar na hora de planejar as refeições para as crianças.
1. Estabeleça horários previsíveis
A rotina de refeições é importante para que as crianças possam se habituar a se alimentar nos horários determinados, evitando a fome e a sobrecarga de energia ao longo do dia.
2. Envolva as crianças na preparação
Permita que elas participem da escolha dos alimentos e da preparação das refeições, de forma a fomentar o interesse pelos alimentos saudáveis e aprimorar suas habilidades culinárias.
3. Ofereça uma variedade de alimentos
É importante que as crianças tenham acesso a uma dieta variada, incluindo frutas, verduras, proteínas, grãos, leguminosas e laticínios.
4. Incentive o consumo de água
A água é fundamental para manter a hidratação das crianças, por isso, é importante incentivá-las a beberem água frequentemente ao longo do dia.
5. Seja flexível
Não há necessidade de seguir rigorosamente o planejamento das refeições, é importante permitir alguma flexibilidade e adaptação às preferências e necessidades das crianças.
6. Faça atividades lúdicas
É importante que a comida seja apresentada de uma forma atraente e divertida, como em forma de desenhos ou figuras. Desta forma, as crianças se sentirão mais animadas e dispostas a experimentar novos alimentos.
Se você está procurando mais informações e dicas sobre planejamento e rotina alimentar, baixe gratuitamente o nosso aplicativo Garfinho, disponível para Android e IOS!
Nele, você encontrará o guia “Planejamento e Rotina Alimentar”, que apresenta informações detalhadas sobre como planejar as refeições do seu filho e ajudá-lo a ter uma dieta equilibrada e saudável, inclusive temos um planejamento de refeições semanal, cardápio para crianças de 2 anos até os 7 anos e uma seção de atividades para serem desenvolvidas no momento das refeições.
Deixe um comentário