A importância do desenvolvimento motor do bebê na introdução alimentar

Você decidiu adotar a abordagem BLW (Baby-Led Weaning) para a introdução alimentar do seu filho. Você estudou, se preparou e aprendeu os cortes adequados e o ponto de cozimento dos alimentos. Além disso, você está observando como seu filho também está se desenvolvendo na comunicação oral, fazendo sons e balbucios com repetição de sílabas, prestando mais atenção às palavras. O desenvolvimento motor, tanto grosso quanto fino, também está progredindo. É fascinante perceber como tudo está interligado, como o corpo do bebê funciona em sincronia.

Durante esse processo de introdução alimentar, você tem notado que alguns sinais do desenvolvimento motor do bebê estão relacionados ao controle cervical, de tronco e à coordenação motora fina. Esses sinais, juntamente com o interesse pelo alimento, são indicativos de prontidão. No entanto, é importante destacar a importância de respeitar esses sinais e considerar a postura correta durante a alimentação.

Desenvolvimento motor e a relação entre postura e alimentação

Manter uma boa postura durante a alimentação do bebê reduz as chances de engasgo, uma preocupação comum para os pais nessa fase inicial. Quando a criança está bem posicionada em sua cadeira de alimentação, com os pés apoiados para dar sustentação ao tronco, o corpo fica mais ereto e as chances de engasgar são menores do que se a criança estiver em uma posição inclinada. Caso os pés ainda não alcancem um apoio, procure oferecer alternativas para que isso seja possível.

Curiosamente, a habilidade de sentar quase sem apoio geralmente é adquirida por volta dos seis meses, momento em que o sistema digestório do bebê também está pronto para digerir outros alimentos além do leite materno ou fórmula.

À medida que o tempo passa e seu bebê completa nove meses, você perceberá que os cortes dos alimentos e as orientações para a alimentação começarão a mudar. Essa mudança é motivada pelo desenvolvimento da coordenação motora fina, quando o movimento de pinça começa a se aprimorar e o bebê consegue pegar alimentos e objetos pequenos com mais facilidade, utilizando o indicador e o polegar.

No aplicativo BLW Brasil você percebe essa evolução ao observar que os cortes dos alimentos e as indicações também mudam a partir dessa idade.

O que motiva essa mudança?

Desenvolvimento motor do bebê - Movimento de pinça

Essa transição também está relacionada ao desenvolvimento da mastigação, que possui uma estreita ligação com a fala. Por volta dos nove meses, a produção oral dos bebês melhora e as primeiras palavras começam a surgir. Isso ocorre porque a musculatura orofacial está amadurecendo e os movimentos de mastigação estão se tornando mais sofisticados. A língua e a mandíbula começam a realizar movimentos laterais, aprimorando-se com o tempo.

Além disso, ao permitir que o próprio bebê alcance o alimento e o leve à boca, há benefícios para o desenvolvimento da coordenação mão-boca. Alimentar-se com pedaços menores também estimula a habilidade de pegar com os dedos e a motricidade fina.

Estudos comprovam que, além da capacidade da mão em pegar pedaços pequenos, a boca também se torna mais preparada para recebê-los à medida que o desenvolvimento motor do bebê acontece.

Relatos de famílias mostram que a alimentação com sólidos se torna mais fácil. Isso se deve não apenas à experiência com os alimentos, mas também ao amadurecimento das funções orais.

Ao pensarmos no desenvolvimento alimentar de nossos filhos, devemos considerar seu desenvolvimento motor do bebê no geral. Às vezes, é difícil entender por que é necessário esperar por uma determinada fase para realizar algo, especialmente quando estamos ansiosos pela próxima etapa. No entanto, cada fase do desenvolvimento motor do bebê e amadurecimento neurológico possui estudos e explicações específicas. Conhecendo essas informações, podemos esperar e estimular nossos bebês de maneira adequada.

Quer entender melhor sobre o desenvolvimento do bebe e a abordagem BLW, baixo o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Se você tem mais dúvidas sobre a relação entre alimentação e desenvolvimento motor do bebê, deixe seus comentários abaixo! Estaremos felizes em ajudar.

Nátali Romano | Fonoaudióloga

Mãe e fonoaudióloga, apaixonada pela comunicação humana e pela linguagem. Amo ler, estudar e descobrir o porquê das coisas, melhor ainda quando posso compartilhar esse conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair