Educar filhos: Como ensinar valores às crianças

Descubra dicas e conselhos de ouro para educar filhos e criar um ambiente de aprendizagem e respeito. Compreenda a importância de ensinar valores aos filhos e como evitar situações difíceis.

Quando minha filha mais velha estava no primeiro ano do ensino fundamental, ela fez coisas que me deixaram estarrecida, como, por exemplo, pegar ‘emprestado sem pedir’ a tiara de uma colega e guardar em sua mochila. A tiara nunca chegou em casa, pois a professora, com muita sabedoria, conseguiu evitar o pior, além de garantir que minha princesa mantivesse sua dignidade intacta. Porém, como eu tinha que saber da história, a professora me contou e me deu aquele toque imprescindível.

Admito que me senti péssima, pois jamais considerei a hipótese que um dia um filho meu teria esse tipo de atitude, apesar de todos os meus esforços em dar-lhes um bom exemplo.

Mas, a professora me deu conselhos de ouro que planejo compartilhar aqui para que ninguém considere seu filho um caso perdido ou mesmo pense que falhou na missão de educar!

A missão de educar filhos

A professora me fez ver que o que minha filhinha fez não havia sido necessariamente um ato deliberado de pura maldade, mas uma ação impensada, de alguém que tinha poucos anos de vida e que só precisava ser alertada.

E foi justamente o que fiz, chamei minha pequena, contei sobre o que havia descoberto e, além de ajudá-la a perceber que havia feito algo errado, a fiz também refletir sobre o quanto aquilo podia fazer mal a ela mesma, afinal de contas, era tão bom ter nossas coisas! Com nosso próprio esforço, sem tirar nada de ninguém.

A infância é a fase perfeita para ensinar valores a nossos filhos. Posso dizer a vocês que, mesmo que achemos desnecessário chamar a atenção de nossos rebentos por coisas tão pequenas e baratas quanto uma tiara, com o passar dos anos, infelizmente, a nossa negligência em ensinar sobre ética e moral, um dia volta e rir na nossa cara.

Leia também: 5 coisas (não tão óbvias) que precisamos ensinar aos nossos filhos

Sim, amados leitores, de tempos em tempos precisamos chamar a criança de canto e explicar coisas complexas de forma que suas mentes em formação possam entender. E mesmo que isso se repita e eu me veja obrigada a dar as mesmas lições de moral de sempre, estou decidida a persistir.

Até porque, a missão de educar filhos é minha, e eu tenho que fazer minha parte! Por mais cansativo que seja, nenhum de nós pode simplesmente ver uma criança se jogar no chão e também se jogar junto.

Alguém tem que ser o adulto!

E para finalizar sobre a incrível experiência de educar filhos, deixo aqui palavras de ânimo, ao declarar que FUNCIONA. A conversa, o diálogo, tratar a criança como o ser pensante que ela é gera resultados. Leia nosso artigo sobre parentalidade positiva e veja como educar filhos com amor.

Contudo, pode haver a necessidade de colocar a criança no cantinho da disciplina, o que também é válido! O que jamais pode acontecer é ignorar, passar pano ou simplesmente declarar: “É coisa de criança!” E agir como se fosse algo normal.

Não, não é.

Portanto, chame o seu amorzinho de canto, e resolva esse pepino o mais rápido possível, antes que seja tarde e não se esqueça: Educar filhos é uma missão sagrada. Capriche e logo verá os frutos de seu empenho.

PS: Vida de escritora é meio corrida, desculpem a demora em mandar um novo texto!

Imagem: Canva

Quer conversar mais sobre como educar filhos? Vamos conversar e deixe sua opinião nos comentários!

Luzia Souza

Luzia Souza é uma contista baiana, que tem contos publicados em mais de vinte antologias e duas revistas literárias. Ama ler, ver séries e como desenhista autodidata tem ilustrações publicadas nas revistas digitais Mar de Lá e Arte do Multiverso. Tem três filhos que ama muito! Uma sonhadora que está aprendendo a lidar com as próprias falhas e fazer seu próprio caminho de tijolos amarelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair