Lembra daquela época em que seus filhos eram bebês e adoravam ficar na cadeirinha? Ah, que tempo bom que não volta mais! Bem, se a sua paciência fica por um fio a cada ida para um restaurante ou você pensa duas vezes antes de sair de casa, saiba que é possível manter as crianças na mesa e ter um momento tranquilo.
Quem nos acompanha no Instagram ou tem o aplicativo Garfinho sabe que tem uma série de atividades que ajudam a mantê-los um pouquinho mais na mesa. Mas quando vamos a um restaurante, a situação fica ainda mais desafiadora. Por isso, aqui vão algumas ideias para ajudar as crianças a ficarem mais tempo na mesa.
Dicas para entreter e manter as crianças na mesa
1. Leve papel, livros de colorir, lápis ou giz de cera
É uma boa ideia ter esses itens à mão. Alguns restaurantes até fornecem materiais de colorir, o que é muito legal. Isso pode ajudar a manter as crianças ocupadas enquanto esperam pela comida ou enquanto os adultos conversam.
2. Traga um brinquedo preferido ou um livro que elas gostem
Ter algo familiar pode trazer conforto e distração para as crianças. Pode ser um boneco, um carrinho ou até mesmo um livro com ilustrações interessantes. Isso as ajudará a se sentirem mais à vontade e entretidas.
3. Interaja durante a refeição
Faça perguntas sobre o que a criança está comendo, como está o sabor, as cores dos alimentos e até mesmo se você pode experimentar um pouco da comida dela. Essa interação ajuda a manter o foco na refeição e também estimula a comunicação.
4. Estimule atividades durante a refeição
Encoraje seu filho a usar a faca (se apropriado para a idade), a enrolar alimentos em guardanapos, a mergulhar os alimentos no molho e a salpicar tempero ou queijo ralado sobre a comida. Essas atividades divertidas e interativas tornam a refeição mais interessante e envolvem as crianças de uma maneira positiva.
Se quiser mais sugestões de atividades, em casa ou fora, não esqueça de checar o nosso app Garfinho, disponível gratuitamente para Android e IOS.
5. Faça da mesa um lugar agradável, de risadas, brincadeiras e histórias
Torne a hora da refeição um momento especial e agradável. Conte histórias engraçadas, compartilhe experiências do dia e incentive as crianças a participarem da conversa. Isso cria um ambiente acolhedor e descontraído, onde todos podem desfrutar da comida e da companhia um do outro.
Mesmo que seja desafiador manter as crianças na mesa, é importante ressaltar que é recomendado evitar o uso de telas, como jogos e vídeos em tablets e celulares. Essas distrações atrapalham a conexão da criança com a refeição, fazendo com que ela nem perceba o que está comendo.
Além disso, pode levar a um consumo excessivo ou insuficiente de alimentos e aumentar o risco de engasgo. Se for realmente necessário o uso desses dispositivos, é fundamental fazê-lo de forma consciente e somente após a refeição.
Leia nosso artigo: Como retirar o uso de telas na hora de comer em 6 dicas
Lembre-se de que tudo bem se a criança pegar uma garfada e sair andando pelo ambiente enquanto mastiga. Precisamos ser flexíveis, afinal, essa não é a rotina delas. Cada criança é única e tem suas próprias particularidades.
No nosso aplicativo Garfinho, oferecemos uma seção chamada “Divisão de Responsabilidades” que pode te ajudar bastante a organizar as coisas durante as refeições. Se você ainda não tem o aplicativo, pode baixá-lo gratuitamente, ele está disponível para Android e IOS.
E como têm sido esses momentos por aí? Tem alguma dica que dê certo para manter as crianças na mesa? Compartilhe conosco nos comentários abaixo. Adoramos trocar experiências e aprender juntos!
Deixe um comentário