Criança como protagonista: 10 passos para estimular o desenvolvimento infantil

Crescemos com a ideia de que éramos, enquanto crianças, inconvenientes, imaturos e leigos em absolutamente qualquer situação ou assunto. E isso nos faz olhar para a criança, que temos debaixo do nosso nariz, praticamente da mesma maneira. Mas esperamos que até o fim da leitura você entenda que, nos seus braços, há um ser potente e capaz de coisas inimagináveis. E estimular seu desenvolvimento é essencial.

Ao contrário do que ouvimos a vida toda, o adulto não é o detentor do saber, e muito menos é o responsável por repassá-lo aos seus filhos. Uma criança, entretanto, é capaz de construir sozinha seus conhecimentos, a partir de tudo que acontece ao seu redor, sendo impulsionada por suas habilidades e desejos.

Assim, a formação das crianças também depende das influências favoráveis (ou desfavoráveis) do meio. Quanto mais ampla for a gama de possibilidades, variedade das situações, recursos, materiais, objetos e pessoas em contato com nossos filhos, mais intensas e ricas serão suas experiências.

Entendendo a fundo a infância e suas particularidades, percebemos que a curiosidade, inata dessa fase da vida, é responsável pela experimentação e aprendizagem sobre o mundo, de maneira muito natural. Quando assumimos que uma criança é a protagonista de seu desenvolvimento, entendemos que ela tem um papel ativo, enquanto nós, adultos, temos muito a aprender com, e sobretudo, sobre elas. Para te ajudar nessa jornada, apresentamos um passo a passo.

Como estimular o desenvolvimento infantil

Como estimular o desenvolvimento infantil

1. Permita que a criança explore livremente

Tenha acesso a diversos espaços, materiais e elementos, em casa e fora dela. Atenção para a segurança dos objetos ao alcance do seu filho.

2. Observe os interesses dele, sem interferir, só preste atenção

Ouça-o como gostaria de ser ouvido. Dê atenção ao que ele te mostrar ou o que ele fizer quando está em silêncio.

3. Aprenda mais do que queira ensinar

Deixe que a criança venha até você com questionamentos sobre o que ela está explorando, esteja atento ao que ela está querendo aprender e não ao que você está querendo ensinar.

4. Crie um espaço para que a criança se expresse livremente

Com materiais artísticos e recicláveis, brinquedos não-estruturados e objetos encontrados na natureza.

5. Deixe ela se sentir pertencente

Pendure os trabalhos artísticos em lugares visíveis e permita que ela mude as coisas de lugar em algum canto da casa. Isso eleva a sua autoestima.

6. Promova o máximo de autonomia possível, onde quer que esteja

Permita que a criança se alimente sozinha, faça seu pedido no restaurante, pague as compras no supermercado, suba as escadas, etc. É comum que os adultos subestimem a capacidade das crianças e façam por elas coisas que elas já conseguem fazer sozinhas.

7. Inclua o seu filho em tudo que estiver fazendo

As tarefas domésticas vão levar mais tempo, mas é importante que ele tenha contato com elas para aprender. Num primeiro momento, ele vai apenas observar, depois permita que ele te ajude a fazer, conforme for ficando mais confortável, ele vai fazer com a sua ajuda, para, só então, conseguir fazer sozinho.

8. A pressa é inimiga da perfeição

O tempo de aprendizagem não cabe na medição de tempo do relógio. É necessário saber respeitar a maturação, o fazer e o entender da produção de conhecimento plena, lenta e em constante mudança das crianças.

9. Aprenda a observar e deixe ela errar

Crianças erram. O tempo todo. Isso as faz aprender. Mostrar as respostas certas com frequência, faz com que elas não desenvolvam o raciocínio até chegar ao que estão procurando.

10. Não tente preencher o silêncio!

Elas também precisam de tempos em silêncio para se concentrar, para apreciar, para imaginar. Não tente conversar o tempo todo com a criança e fazer vozes engraçadas. Junte-se ao silêncio!

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a compreender a importância de deixar o seu filho ser o protagonista da sua própria história. Lembre-se: a infância corresponde a 12 anos em pleno desenvolvimento e neuroplasticidade em seus mais altos níveis. Proporcione à sua criança o tempo e o espaço para a experimentação e o desenvolvimento infantil pleno.

Imagem de capa: Canva

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Beatriz e Leticia Coldebella

Gêmeas de nascimento e criação de filhos, com experiência de 16 anos com o público infantil. Beatriz é formada em Psicologia, com atuação focada em crianças. Letícia é formada em Arquitetura e Urbanismo, com atuação focada em espaços para a infância. Hoje, somos mães e compartilhamos a criação dos nossos filhos inspirada na Abordagem Reggio Emilia no @sobre.vivenciamaterna.

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