Fontes de proteína para crianças: 11 alimentos para diversificar o cardápio

Aprenda quais são as melhores fontes de proteína para crianças e como garantir uma alimentação saudável e equilibrada para seus filhos.

Esse post é pra você que tem dúvida sobre a quantidade de proteína ideal para as refeições do seu filho e quais são as melhores fontes de proteínas para crianças. Como a gente já te contou outras vezes, a proteína é essencial para elas crescerem fortes e se desenvolverem com saúde, da cabeça aos pés.

Aliás, no nosso guia Nutrir para Crescer do aplicativo Garfinho, nós explicamos tim-tim por tim-tim a importância de cada nutriente para o desenvolvimento do seu filho, quantidades recomendadas e como obtê-los. Clique abaixo para fazer o download gratuito!

Quanta proteína a criança precisa comer ao dia?

Com relação às necessidades diárias, a recomendação da OMS para crianças entre 1 e 18 anos é de 0,8g a 1g de proteína por kg de peso corporal ao dia.

Se o seu filho pesa 15kg, a necessidade dele seria de cerca de 15g de proteína por dia. Na prática, isso equivale a:

  • 1 porção de 60g/dia de carne magra cozida, aves ou peixe
  • 1 xícara de feijão cozido
  • ou 2 ovos

Você viu que nessa lista tem feijão? Pois é! As proteínas também estão nos vegetais, como feijões, lentilhas, grão-de-bico, entre outros alimentos (vamos listar todos eles logo abaixo). Inclusive, você pode usar os filtros nos campos de busca das seções Alimentos e Receitas do aplicativo Garfinho para descobrir opções ricas em proteínas animais e vegetais!

Fontes de proteína para crianças

Como substituir o ovo em receitas: 6 opções salgadas e doces

Fontes de proteína de origem animal 

  • Carnes: carnes magras, como carne bovina e suína, são ricas em proteínas de alta qualidade. Uma porção de 60g de carne cozida pode fornecer uma boa quantidade da necessidade diária.
  • Frango: o frango é uma excelente fonte de proteína, especialmente quando consumido sem pele. É também uma opção versátil para incluir nas refeições das crianças.
  • Peixes: peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em proteínas e também fornecem ácidos graxos ômega-3, importantes para o desenvolvimento cerebral.
  • Ovos: os ovos são uma fonte acessível e completa de proteína. Dois ovos podem fornecer aproximadamente 12g de proteína.
  • Leite e derivados: Leite, queijo e iogurte são fontes valiosas de proteína e cálcio, essenciais para o crescimento ósseo.

Fontes de proteína de origem vegetal

  • Feijões: feijões, como o carioca e o preto, são ricos em proteínas e fibras, ajudando na saciedade e no funcionamento intestinal. Uma xícara de feijão cozido contém cerca de 15g de proteína.
  • Lentilhas: as lentilhas são outra excelente fonte de proteína vegetal, com aproximadamente 18g de proteína por xícara cozida.
  • Grão-de-Bico: versátil e nutritivo, o grão-de-bico pode ser usado em saladas, sopas e pastas como o homus. Uma xícara de grão-de-bico cozido oferece cerca de 15g de proteína.
  • Ervilhas: as ervilhas são ricas em proteína e podem ser facilmente incorporadas em diversas receitas. Uma xícara de ervilhas cozidas contém cerca de 8g de proteína.
  • Soja: alimentos à base de soja, como tofu e tempeh, são ótimas fontes de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais.
  • Amendoim: o amendoim e seus derivados, como a pasta de amendoim, são ricos em proteínas e gorduras saudáveis. Uma porção de 30g de amendoim pode fornecer cerca de 7g de proteína.

Mas calma que você não precisa ficar calculando, nem se desesperar se seu filho tem comido menos, se ele comeu menos um dia, no outro ele compensa e se equilibra. A alimentação vai muito além de calcular nutrientes.

E, geralmente, o consumo de proteína das crianças está muito mais alto do que deveria. Lembre-se que uma alimentação colorida e variada é fundamental para que os pequenos tenham uma vida cheia de saúde e energia!

Então, incentive seu filho a experimentar novos sabores e curtam cada momento dessa jornada deliciosa. E se precisar de ajuda, conte com o aplicativo Garfinho e nossas sugestões de cardápios e lancheirinha, clique aqui para baixar!

Tem mais dúvidas sobre fontes de proteínas para crianças? Deixe nos comentários!

Lílian Mendonca | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2016 (CRN4 - 19101481) e especialista em Saúde do Adolescente desde 2017, onde descobri o amor pela nutrição materno infantil. Desde então, tenho me especializado todos os dias para realizar minha missão: termos gerações mais saudáveis e felizes ao se alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair