Descubra quando e como iniciar a higiene bucal do bebê. Saiba as recomendações e dicas práticas para cuidar dos dentinhos.
Como todas nós sabemos, o leite materno deve ser o único alimento consumido pelos bebês até os 6 meses de idade, de acordo com a OMS. Será que nesse período é necessário fazer a higiene bucal do bebê?
A resposta é não! Como um alimento completo, o leite materno contém também imunoglobulinas, ou seja, fatores de proteção (anticorpos) importantes para a imunidade, e dessa forma não precisa ser removido da boquinha dos bebês.
Algumas mães podem se incomodar com o cheirinho de leite (bafinho rs) e a saburra lingual (aquela camada esbranquiçada) que podem acontecer, mas não precisa se preocupar. Não é necessário remover, mas se quiser de forma esporádica fazer uma limpeza, está tudo bem.
E o bebê que na impossibilidade do aleitamento materno utiliza a fórmula infantil?
Essa limpeza também não é obrigatória e ainda não há evidências científicas que sustentem essa conduta.
Então, quando iniciar a higiene bucal do bebê?
Assim que os primeiros dentinhos aparecerem, que ocorre em média aos 6 meses de idade. Mas lembrem-se, mesmo que o bebê tenha dentinhos antes dessa idade e ainda não esteja na introdução alimentar, a higiene está indicada ok?
E o que utilizar na higiene bucal do bebê?
O recomendado por todas as associações e instituições, nacionais e internacionais, é utilizar pasta de dentes com flúor (entre 1000 e 1100ppm de flúor) desde o primeiro dentinho, com muita atenção para a quantidade utilizada, é bem pouquinho! (crianças até 2 anos, que engolem a pasta devem usar o equivalente a “meio grão de arroz cru” de pasta de dente). Essa informação da quantidade de flúor você encontra na embalagem, na parte de ingredientes.
Leia também: Como escovar os dentes do bebê em 5 passos
Uma escova com a cabeça pequena e cerdas macias para bebês (você pode ir pela indicação da embalagem – não utilize dedeiras de silicone). E quando aparecer um dente vizinho é hora também de iniciar o fio dental. Existem modelos com cabos para facilitar a nossa vida de mãe!
Escovar os dentes dos bebês é uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, mas os dentes de leite (se chamam dentes decíduos) necessitam de cuidados assim como os permanentes, pois eles têm suas funções e época certa para caírem, trazendo prejuízos para as crianças quando perdidos precocemente.
Para que a hora da escovação ocorra de maneira mais tranquila eu vou sugerir algumas dicas:
- Dê o exemplo: as crianças aprendem por imitação!
- Tenha uma rotina: Defina os horários, isso traz previsibilidade e é muito importante para a criança! Minha sugestão é iniciar na hora do banho, onde eles costumam aceitar melhor
- Faça brincadeiras: aqui vale usar um boneco com dentinhos (ou não), cantar, contar histórias para tentar manter a criança interessada.
Lembrem-se que mesmo fazendo da melhor maneira e com a melhor intenção o choro pode acontecer e é uma reação normal e esperada. Não desistam! Postergar o início da higiene bucal do bebê pode favorecer o aparecimento de doenças.
Quando chegar a hora do seu bebê você pode se consultar com o Odontopediatra e ter orientações individualizadas, assim como tirar todas as suas dúvidas! Desejo boa sorte à todas e muitos sorrisinhos lindos por aí.
Deseja mais informações e recursos sobre higiene bucal para o bebê? Não deixe de conferir nossa seção dedicada a esse tema no aplicativo BLW Brasil. Se você ainda não possui o aplicativo, não se preocupe – ele está disponível para download aqui. Aproveite para acessar informações detalhadas e orientações especializadas.
Deixe um comentário