Seja com comida amassada ou em pedaços, para iniciar a introdução alimentar o bebê precisa ter perdido o reflexo de protrusão ou reflexo de extrusão da língua. Esse movimento involuntário existe para garantir que nada além do leite entre na boca do bebê. Então, se esse reflexo ainda estiver presente, ele vai expulsar a comida com a língua.
O reflexo de protrusão é um mecanismo natural de defesa do corpo humano, que pode ser observado em bebês que praticam a abordagem BLW.
Durante a prática do BLW, o bebê é encorajado a pegar a comida com as mãos e levá-la à boca. Isso estimula o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas, além de promover a descoberta de novos sabores e texturas.
Durante esse processo, é comum que os bebês apresentem o reflexo de protrusão. Esse reflexo é uma resposta natural do organismo para evitar a aspiração de alimentos sólidos. Quando o bebê coloca um pedaço de comida na boca, o reflexo de protrusão faz com que a língua empurre o alimento para fora da boca, evitando que ele vá para a garganta e cause engasgos.
Embora possa ser assustador para os pais observarem o reflexo de protrusão em seus bebês, é importante lembrar que esse é um mecanismo de defesa natural e saudável. Os bebês aprendem a controlar o reflexo de protrusão à medida que praticam o BLW e se tornam mais habilidosos na mastigação e deglutição de alimentos sólidos.
Por isso, se você está pensando em adotar a abordagem BLW com o seu bebê, não se preocupe com o reflexo de protrusão ou reflexo de extrusão da língua. Ele é um sinal de que o organismo do bebê está funcionando corretamente e está pronto para o desafio de aprender a comer alimentos sólidos.
Esse conteúdo foi extraído do aplicativo BLW Brasil, lá você encontra como oferecer cada alimento e cortes seguros para cada idade do bebê e muito mais! Baixe aqui e teste gratuitamente por 14 dias.
Como identificar o reflexo de protrusão
Esse sinal de prontidão é bem óbvio: imagina a luta que seria para conseguir se alimentar ou ser alimentado se a língua empurra (involuntariamente) tudo pra fora?
Se você já tentou oferecer comida para seu bebê e ele cospe continuamente, espere mais alguns dias antes de tentar novamente.
Para ter certeza se o reflexo de protrusão ou reflexo de extrusão da língua diminuiu ou desapareceu, primeiro ofereça uma colher de sobremesa vazia e limpa e coloque no início da boca dele:
- Se o bebê expulsar a colher com a língua é porque o reflexo ainda está presente, então temos que esperar mais um tempinho.
- Se a boca se abre e aceita a colher, o reflexo pode estar sumindo ou já desapareceu por completo. Muitos tentam mamar a colher, outros já logo pegam a colher com a mão, abrem o bocão e dão uma “dentada”.
Tenha atenção aos sinais de prontidão
Além do dois sinais que indiquei acima, o bebê também precisa apresentar os sinais de prontidão:
- Ter 6 meses: antes disso os sistemas imunológico e digestivo ainda não estão maduros e, por isso, há uma chance maior de desenvolver intolerância a certos alimentos, alergias e outros problemas. Essa é uma recomendação atual da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Conseguir ficar sentado sem apoio: ele tem que ficar sentado por uns 10-15 segundos sem ficar caindo para os lados.
- Ser capaz de sustentar a cabeça e ter controle sobre o tronco: isso garante que ele tenha a mobilidade necessária para alcançar os alimentos.
- Levar os objetos à boca: se ele ainda não levar um brinquedo à boca, vai ser difícil levar a comida.
- Mostrar interesse pelos alimentos: quando ele vê que a família está comendo e se interessa pela comida, ele também vai querer participar desse momento e vai explorar os alimentos.
Atenção: bebês que nasceram prematuros precisam ter os 6 meses de idade corrigida antes de começarem a introdução alimentar.
Se ele ainda não tiver todos esses sinais de prontidão, espere! Alguns podem estar prontos aos 6 meses e meio, outros aos 7 meses. Aproveite as últimas semanas para dar só o leite (materno ou fórmula).
Mesmo que alguma situação pareça justificar a introdução precoce dos alimentos – volta ao trabalho, menor ganho de peso ou nova gravidez, por exemplo – converse antes com uma nutricionista infantil para te orientar melhor.
Se foi o seu pediatra quem falou para iniciar a IA antes dos 6 meses, mesmo sem esses sinais, provavelmente ele está desatualizado. Neste caso, pode ser interessante buscar uma segunda opinião.
Para saber como diminuir o risco de engasgos e tirar qualquer dúvida sobre a Introdução Alimentar do seu bebê, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui, e maratone todas as seções do “Guia por idade”. O conhecimento é libertador!
Deixe um comentário