Sim, bebê pode comer tapioca. A tapioca é uma opção de alimento sem glúten que pode ser uma fonte de carboidratos para bebês e crianças pequenas. No entanto, é importante lembrar que a tapioca por si só não oferece todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável de um bebê, por isso é importante incluir uma variedade de alimentos nutritivos.
Ao oferecer tapioca ao bebê, é importante fazer o preparo de forma adequada e garantir que esteja em temperatura segura antes de alimentá-lo. Veja abaixo como oferecer.
E se quiser saber como oferecer tapioca e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.
Como oferecer tapioca para bebê de 6 meses
Tapioca ou goma é a fécula extraída da mandioca. A partir dessa farinha, preparamos a tapioca. Veja aqui em baixo como preparar.
Você pode oferecer uma tapioca enroladinha ou cortada ao meio para o bebê chupar e comer os pedacinhos que forem amolecendo.
O bebê pode comer tapioca, mas sugerimos adicionar alguma semente à tapioca para aumentar o teor de fibras, como sementes de chia, linhaça, quinoa em flocos ou aveia.
A tapioca pode ser oferecida desde os 6 meses do bebê. Por não ser muito nutritiva, você pode adicionar chia na massa.
Escolha as opções que contenham apenas fécula/goma de mandioca + água, ou quando não achar, que tenha apenas um conservante nos ingredientes.
Como oferecer tapioca para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer tapioca para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê. Faça o download gratuito aqui.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Receitas com tapioca para bebês
No aplicativo BLW Brasil temos diversas receitas com tapioca para bebês saborosas e fáceis de preparar, confira algumas sugestões abaixo:
Informações nutricionais da tapioca
É um alimento fonte de carboidratos. A goma da mandioca possui bastante amido, é sem glúten e possui boas quantidades do mineral potássio.
Como possui pouca fibra, quando utilizar a goma em receitas ou para preparar uma tapioca simples, acrescente alguma semente, como chia, linhaça, quinoa em flocos ou aveia em flocos.
Dicas para escolher a melhor tapioca
Bebê pode comer tapioca desde sejam opções saudáveis! Escolha as opções que contenham apenas fécula/goma de mandioca + água, ou quando não achar, que tenha apenas um conservante nos ingredientes.
Você sabia?
A tapioca também é conhecida como a goma da mandioca. É uma receita tipicamente brasileira, da região Norte. De origem indígena, é também chamada de beiju.
Curiosidades sobre a Tapioca
- A tapioca é feita a partir da fécula extraída da mandioca.
- A mandioca é uma raiz nativa da América do Sul, mas é cultivada em muitos países tropicais em todo o mundo.
- A tapioca é um alimento sem glúten e, portanto, é uma ótima opção para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca.
- A tapioca é usada em muitos pratos em todo o mundo, incluindo sobremesas, lanches e pratos principais.
- No Brasil, a tapioca é frequentemente consumida como um lanche popular, geralmente recheada com queijo, coco ralado ou manteiga.
- A tapioca é uma fonte de carboidratos de rápida absorção, o que a torna uma opção popular para atletas e pessoas que precisam de energia rápida.
- A tapioca é baixa em proteínas, gorduras e fibras, portanto, é importante combiná-la com outros alimentos nutritivos para criar uma refeição equilibrada.
Quer saber mais sobre a tapioca na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer tapioca, que tal ver como oferecer a tapioca a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.
Referências
1. GALVÃO, C. E. S. et al. Anafilaxia após ingestão de mandioca em pacientes com alergia ao látex: relato de 2 casos. Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, v. 33, n. 2, 2010.
2. MONARI, B. R. et al. Tapioja – Tapioca nutricionalmente modificada a partir de diferentes concentrações da matéria-prima. SEAGRO – FAG – Faculdade Assis Gurgacz, Paraná, 2018. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/revista/seagro/5b466c1e1872c.pdf. Acesso em: [data de acesso].
3. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. TACO – 4ª ed. 2011.
Deixe um comentário